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Portal da Assembleia recebe 2,3 milhões de acessos em 2024

24 de Janeiro de 2025 às 15:00
Portal da Assembleia recebe 2,3 milhões de acessos em 2024

Acessos ao Portal da Assembleia Legislativa seguem em alta. O número de visitantes no ano passado foi 13% superior a 2023. A página é alimentada pela Agência de Notícias Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação da Casa, responsável pelo conteúdo jornalístico produzido e divulgado no site. Fundamentalmente institucional, o portal é fonte direta de informações sobre o Legislativo goiano, com cobertura em tempo real das sessões e reuniões parlamentares, e dos eventos realizados no Palácio Maguito Vilela. 

A busca pela transparência e pelo diálogo com a população segue sendo uma das marcas da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O site institucional da Casa, um dos principais meios de comunicação com o povo, continua a superar seus recordes de acesso. Entre janeiro e dezembro de 2024, foram exatamente 2.302.951 visitas, o que representa crescimento aproximado de 13,39% em relação ao mesmo período de 2023

Conforme dados de relatórios fornecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação, com a média de 210 mil acessos cada, os meses do segundo semestre foram o destaque do ano. O pódio ficou com outubro, mês das eleições municipais: 280.384. 

A Agência de Notícias Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação da Casa, é a responsável pelo conteúdo jornalístico produzido e divulgado no Portal da Alego. Fundamentalmente institucional, a página é fonte direta de informações sobre o Legislativo goiano e preza por uma cobertura como instituição, órgão de Estado, acima de interesses partidários.

A seção que une todas as notícias conquistou o mérito de a mais visualizada em 2024. Logo em seguida, entre os diversos conteúdos diários, os mais clicados foram, em ordem decrescente, as reportagens cujos títulos são “A importância da vacinação”; “O que é voto de legenda?” e “O que significa votar em branco ou votar nulo?”. 

O diretor de Comunicação da Alego, Marcos Teixeira, explica que o acompanhamento de resultados é essencial para compreender o interesse da população. “Buscamos mais dinamismo para que nosso texto permita que o que está sendo discutido e votado na Casa de Leis goiana esteja disponível ao cidadão de forma acessível”, conta. 

O relatório anual também contempla os acessos ao Portal da Transparência, um dos fatores que garantiu o Selo Diamante à Alego no ano passado. A página corresponde a 7% (161.326 acessos) do resultado anual. 

O perfil de cada parlamentar, que contém as informações de contatos, perfil bibliográfico, links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa entre outras informações relevantes, respondeu por 57.553 acessos. Os campeões em visibilidade foram os deputados Bruno Peixoto (UB), Antônio Gomide (PT), Amauri Ribeiro (UB), Dr. George Morais (PDT) e Virmondes Cruvinel (UB). 

Usuários

Quando considerados os acessos vindos de Goiás, Goiânia se destaca em primeiro lugar. A Capital é seguida por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Trindade, Catalão e Senador Canedo. Fora do Estado, as cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro alcançaram posições relevantes no ranking. A maioria das pessoas está no Brasil, mas também foram identificadas entradas de países como Estados Unidos, Irlanda e Hungria. 

Mas de onde vieram esses usuários para o Portal da Alego? Em 2024, a maioria deles (1,7 milhão) veio a partir de resultados de pesquisas realizadas no Google. Cliques diretos no endereço do site são a segunda procedência mais expressiva (280 mil). O restante teve como origem fontes diversas como, por exemplo, links compartilhados em redes sociais. No caso dessas plataformas, as mais utilizadas foram Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Ainda quanto à tecnologia, os computadores se mantêm à frente dos dispositivos portáteis como os dispositivos mais populares na hora de acessar o site do Parlamento goiano. Google Chrome, Safari e Samsung Internet foram os principais navegadores.

A partir do monitoramento, aponta o diretor de Comunicação da Alego, é possível entender os assuntos que geram interesse e precisam de atenção extra. “Queremos criar essa sinergia para trazer conteúdos multimídia e dar mais transparência aos assuntos legislativos”, conclui Marcos Teixeira.

Agência Assembleia de Notícias - Repórter - Izabella Pavetits
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