Desafios para o próximo biênio
Ao ser empossado como presidente do Legislativo, o deputado Bruno Peixoto fez um balanço de suas ações durante o primeiro biênio da 20ª Legislatura e falou sobre os desafios para o biênio 2025-2027.
O deputado Bruno Peixoto (UB) tomou posse, na manhã deste sábado, 1°, como presidente reeleito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorre neste momento no Plenário Iris Rezende, marcando o início de mais uma etapa da 20ª Legislatura. Em seu discurso de posse, Peixoto destacou o que considera conquistas dos últimos dois anos, reafirmou compromissos com a governabilidade e anunciou novas medidas para aprimorar a atuação do Parlamento goiano.
Gestão responsável e corte de gastos
Bruno Peixoto fez questão de enfatizar os esforços da Casa para reduzir despesas e garantir eficiência administrativa. “Tenho orgulho de ter sido o presidente que cortou despesas e fez economia significativa dos recursos públicos”, declarou, citando medidas como a aquisição de máquinas de café em substituição ao aluguel, a digitalização de processos para eliminar o desperdício de papel e o fim da locação de veículos, com a aquisição de uma frota própria para atender as demandas parlamentares.
Segundo ele, a contenção de gastos e a transparência garantiram a formação de reserva financeira: “Essas ações permitiram que chegássemos a aproximadamente 400 milhões de reais no caixa da Assembleia. Esse recurso será revertido em serviços para atender aos anseios da sociedade”.
Eficiência legislativa e fortalecimento da representatividade
O presidente reeleito também destacou a produtividade do Parlamento goiano. “Tivemos um recorde de produção legislativa: só em 2024, analisamos 764 matérias de iniciativa parlamentar, 145 projetos da Governadoria e 2.698 atos no plenário”, frisou, ressaltando que 100% das matérias enviadas pelo Governo foram aprovadas.
Peixoto reforçou que a Assembleia Legislativa não atende apenas aos deputados, mas sim aos mais de 7 milhões de goianos, com atuação direta nos 246 municípios. Ele destacou que, apesar das críticas a algumas medidas, a população aprovou o trabalho do Legislativo, registrando 74% de aprovação.
Novas ações e desafios para o futuro
Ao projetar os próximos dois anos, Bruno Peixoto anunciou novos programas e a continuidade de ações. Uma das novidades será a criação da Secretaria de Regularização Fundiária na Alego, que auxiliará municípios e famílias no processo de legalização de propriedades. “Milhares de famílias goianas terão, finalmente, o direito ao Certificado de Regularização Fundiária. Seremos esse elo entre os poderes e os cidadãos que precisam desse suporte”, afirmou.
O presidente também reafirmou a ampliação do Programa Deputados Aqui, que levará serviços nas áreas de esporte, saúde, educação e regularização fundiária a todas as regiões do Estado, totalizando 14 edições ao longo do ano.
Apoio ao Governo e perspectivas políticas
Peixoto dedicou parte do discurso ao governador Ronaldo Caiado (UB), ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) e à primeira-dama Gracinha Caiado, destacando o alinhamento institucional entre os Poderes e o compromisso do Governo com o duodécimo do Legislativo. “O verdadeiro estadista respeita as instituições e cumpre seus compromissos. O governador repassa o duodécimo em dia, garantindo a autonomia do Legislativo”, elogiou.
O presidente da Alego também declarou apoio a uma possível candidatura de Caiado à Presidência da República em 2026. “Assumo o compromisso de ingressar na coordenação do projeto Ronaldo Caiado presidente”.
Reconhecimento à família e convocação ao trabalho
Ao final de sua fala, Peixoto prestou homenagens à sua família, lembrando o apoio da esposa Luciene, dos filhos Bruna e Gabriel, do pai Sebastião Peixoto e da mãe Regina, já falecida. Ele também agradeceu aos colegas parlamentares e servidores da Casa pelo empenho e pela dedicação ao longo dos últimos anos.
Concluindo, convocou os deputados para um mandato de trabalho intenso: “Deputados e deputadas, vamos ao trabalho! Não tem sábado, não tem domingo para quem sabe da responsabilidade que assumimos”. E, em tom descontraído, convidou a todos para celebrar a posse com uma tradição goiana: “Ao final desta sessão, vamos comer uma pamonha na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia. Tem para todos os gostos!”.
A solenidade contou com a presença de autoridades, prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Estado, marcando o início de mais um biênio legislativo sob a liderança de Bruno Peixoto.