Atendimento à população
Projeto da Mesa Diretora altera denominação do Programa Alego Ativa para Deputados Aqui. Iniciativa, que oferece serviços gratuitos e ações de cidadania aos moradores da Capital e do interior do Estado, será retomada em breve.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) irá retornar as atividades do Projeto de Integração, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Poder Legislativo. A iniciativa, que era chamada de Alego Ativa, agora terá o nome Deputados Aqui. A mudança foi aprovada pelo Plenário da Casa nesta segunda-feira, 3, por meio do projeto de resolução nº 1642/25.
A nomenclatura já é utilizada pela 20ª Legislatura do Parlamento. “Sabe-se que o Programa Deputados Aqui já vem sendo desenvolvido e oferece à população uma série de serviços públicos, realizados gratuitamente por intermédio de parcerias entre a Alego e outras instituições”, justifica a matéria.
De acordo com o presidente do Legislativo goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), a alteração da nomenclatura do programa, realizado em diversas cidades do Estado, busca valorizar cada deputado que representa a região.
As ações do projeto incluem a emissão de documentos e atendimentos nas áreas social e jurídica, oferecidos pela Defensoria Pública do Estado (DPE-GO); e atendimentos de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, tratamentos odontológicos e atendimento oftalmológico.
Há, ainda, cortes de cabelo, apresentações culturais, incluindo shows e danças, além de recreação para crianças. Os eventos também homenageiam pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade local e contribuíram para o desenvolvimento econômico e social desta. O programa visa ainda à aproximação entre comunidade e Poder Legislativo.
“Registre-se que, fruto desse programa, foi lançado, em setembro de 2023, o aplicativo "Deputados Aqui", o qual permite que os cidadãos acompanhem as atividades dos deputados estaduais, consultem processos legislativos, assistam à programação da TV Alego e acessem perfis e biografias dos parlamentares”, enfatiza o texto da propositura.
O Projeto de Integração, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Poder Legislativo deverá ser retomado, de acordo com Bruno Peixoto, no presente mês, com a participação de diversos órgãos e instituições goianas e a oferta de ações variadas para a comunidade.