Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Representando Mineiros e a região Sudoeste, deputada Rosângela Rezende integra comitiva do Governo de Goiás na Índia

14 de Fevereiro de 2025 às 11:17
Representando Mineiros e a região Sudoeste, deputada Rosângela Rezende integra comitiva do Governo de Goiás na Índia

Nessa terça-feira, 11, a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir) iniciou a participação nas agendas da Missão Índia. A viagem oficial do Governo de Goiás conta com uma delegação de aproximadamente 80 integrantes, incluindo prefeitos, secretários, empresários e parlamentares. O objetivo da viagem é estreitar as relações comerciais entre Goiás e a Índia, para a atração de polos industriais para o Estado.

O foco é a área de tecnologia, além do setor de alimentos, com o objetivo de entender o uso de tecnologias avançadas para produção e logística. Liderada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), a missão será pautada pela ação Invest Goiás, um conjunto de encontros, apresentações e painéis de discussão para divulgar as potencialidades econômicas de Goiás.

Em sua terceira viagem internacional representando o Estado, a deputada Rosângela Rezende, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, avalia essa primeira semana em Nova Délhi, capital da Índia, como o pontapé inicial para a parceria entre os dois países. “Nos últimos anos, Goiás tem se tornado cada vez mais atrativo para o setor industrial, principalmente no interior. Então, o que nós queremos é mostrar isso, também, para a Índia, que tem a terceira maior indústria farmacêutica do mundo”, disse ela.

India Energy Week

Entre os primeiros compromissos da parlamentar estava a participação na India Energy Week, uma das maiores feiras de energia do mundo, que tem como objetivo democratizar o acesso a energias sustentáveis. O evento é mais uma oportunidade para trazer inovações para Goiás, desta vez na descarbonização da economia, pauta recorrente para a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.

Ainda no evento, o governador Ronaldo Caiado participou de um painel com outras lideranças, com o tema “Redefinindo as políticas energéticas globais e colocando a transição de volta nos trilhos”. Com ele, estavam o ministro de Relações Exteriores da Índia, Dammu Ravi, e lideranças da Nigéria e Islândia.

Indústria e exportações

Ainda nesta primeira semana, a deputada Rosângela Rezende compareceu na reunião oficial na Confederação da Indústria Indiana (CII). O encontro faz parte da agenda do Governo do Estado para fortalecimento da parceria econômica, atração de investimentos e cooperação para a transferência de tecnologia.

A agenda contou com a presença de 20 empresários indianos, que, nos próximos dias, vão se reunir em encontros setoriais para discutir os próximos passos das possíveis negociações. “Para os representantes indianos, apresentamos o caminho que nos guiará do potencial para o concreto, em uma parceria sólida e de longo prazo entre a Índia e o Estado de Goiás”, relatou a parlamentar após a reunião.

Na tarde do mesmo dia, participou de uma reunião do Today Agro Group, junto com os presidentes do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA), Cássio Teodoro Carrijo. O encontro aconteceu no Conselho de Promoção Comercial da Índia (TPCI), principal organização de promoção de comércio e investimento do país, reconhecido e apoiado pelo Departamento de Comércio do governo da Índia.

Invest Goiás

A deputada participou, ainda, na noite de quinta-feira, 13, na Embaixada do Brasil, do evento Invest Goiás, que reuniu empresários e autoridades do Brasil e da Índia, com o objetivo de apresentar as grandes oportunidades de investimento em Goiás. 

“A Missão Índia é um marco para Goiás, com um futuro promissor, novas parcerias e investimentos que irão gerar mais emprego e prosperidade para a nossa gente. Seguimos trabalhando para transformar Goiás em um polo de desenvolvimento e inovação”, concluiu a deputada, que aproveitou o evento para fortalecer conexões em benefício da região Sudoeste, representada por ela na Assembleia Legislativa.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.