Notícias dos Gabinetes
Lei do deputado Amauri Ribeiro garante resultado histórico para produtores de leite em Goiás

Durante a sessão ordinária realizada nessa terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) destacou o impacto positivo de uma de suas leis sancionadas no ano passado.
"Isso é uma vitória alcançada pelo produtor de leite em Goiás. Essa lei se tornou referência em todo o País. Outros estados também copiaram a lei de nossa autoria”, comentou Amauri.
A Lei nº 22.582/2024, que alterou a Lei 13.591/2000, entrou em vigor no dia 25 de março de 2024, determinou que indústrias, empresas, comércios varejistas e trades goianas que importarem produtos lácteos percam qualquer incentivo ou benefício fiscal concedido pelo Governo de Goiás.
A medida teve como objetivo fortalecer a produção local e garantir maior valorização aos produtores de leite do Estado. Segundo dados apresentados pelo deputado, a lei já tem mostrado resultados expressivos: a importação de leite em pó em Goiás caiu 63% no comparativo entre 2023 e 2024. Em 2023, o Estado importou 5,2 mil toneladas de leite. Em 2024, o volume caiu para 1,9 mil toneladas.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com os produtores locais e garantiu que a luta pela valorização do setor leiteiro não será encerrada. "E podem ter certeza que a nossa luta para valorização do produtor de leite brasileiro não para por aqui."
A redução na importação de leite impulsiona a economia regional e fortalece a cadeia produtiva do leite, gerando mais oportunidades para os produtores locais e garantindo um mercado mais justo e competitivo.