Lineu Olimpio é reconduzido à presidência da Comissão de Minas e Energia

O deputado Lineu Olimpio (MDB) comandou, no início da tarde desta quinta-feira, 20, a reunião de instalação da Comissão de Minas e Energia para os trabalhos do colegiado no segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2027). Presidente nos últimos dois anos, Olimpio foi reeleito para presidir a comissão. A chapa única, eleita por unanimidade, teve o deputado Lincoln Tejota (UB) no cargo de vice-presidente.
Ao fazer o pronunciamento, Olimpio relatou ações anteriores do colegiado, como a participação na Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins (Feninjer), que ocorre em São Paulo e é o maior evento do tipo na América Latina. O parlamentar também destacou o contrato de comercialização de níquel no Brasil firmado pela mineradora Anglo American no valor de US$ 500 milhões.
Ele comentou sobre esforços coletivos em prol das usinas fotovoltaicas no Estado e agradeceu a participação de todas as instituições ligadas à energia solar, considerada uma das fontes de energia mais limpas em relação ao meio ambiente. “A Comissão de Minas e Energia teve uma participação fundamental nesses encaminhamentos bem como nas discussões aqui incitadas, sobretudo quanto à usina fotovoltaica e à suspensão da cobrança de ICMS sobre essa tecnologia”, afirmou Olimpio.
Por fim, o parlamentar disse que a expectativa é de mais trabalho para os próximos dois anos à frente do colegiado e adiantou que uma das demandas será a reivindicação de uma superintendência de mineração, no âmbito do Governo Estadual. “Não mediremos esforços para, por meio da Secretária de Indústria e Comércio, termos uma superintendência ou uma diretoria de mineração no Estado. Estamos conversando sobre isso e iremos levar ao vice-governador, Daniel Vilela (MDB). Esse setor tão importante precisa ter uma representativa maior no Executivo para discutir políticas minerais de maneira mais contundente e mais autônoma em Goiás”, encerrou.
Além de Olimpio e Tejota, a comissão tem como membros os deputados Antônio Gomide (PT), Coronel Adailton (Solidariedade), Dra. Zeli (UB), Gustavo Sebba (PSDB) e Jamil Calife (PP). Os deputados Lucas Calil (MDB), Amauri Ribeiro (UB), Alessandro Moreira (PP), José Machado (PSDB), Veter Martins (UB), Cairo Salim (PSD) e Paulo Cezar Matins (PL) integram o colegiado como suplentes.