Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa de Virmondes Cruvinel, Parlamento prestou homenagem a síndicos e advogados condominiais nessa 4ª-feira

13 de Novembro de 2025 às 06:50
Crédito: Maykon Cardoso
Por iniciativa de Virmondes Cruvinel, Parlamento prestou homenagem a síndicos e advogados condominiais nessa 4ª-feira
Deputado Virmondes realiza sessão solene para entrega de Título de Cidadania Goiana e Medalha do Mérito Legislativo

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa quarta-feira, 12, sessão solene em homenagem a síndicos, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), com a entrega de certificados do seu gabinete. Na oportunidade, o advogado mato-grossense Miguel Juarez Romeiro Zaim recebeu o Título de Cidadania Goiana. Também, o advogado Adriano Naves Teixeira e o empresário Leonardo Souza Moreira, foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Parlamento estadual.

Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além de Cruvinel: o presidente da Comissão Especial de Direito Condominial da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Gabriel Barto; a conselheira da OAB Fabiana Accioly; o advogado Miguel Juarez Romeiro Zaim; o presidente da Associação Nacional da Advocacia Condominial (Anacon), Márcio Luís Spimpolo; o advogado Adriano Naves Teixeira; e o empresário Leonardo Souza Moreira.

Ao início da sessão, o legislador afirou que os síndicos são a linha de frente da gestão comunitária. “Eles organizam, mediam conflitos, zelam pela segurança e transformam demandas em soluções concretas. Esta homenagem é um reconhecimento a quem dedica tempo e trabalho para fazer dos condomínios espaços mais justos, seguros e bem administrados. Quero agradecer a cada síndico pelo compromisso com a cidadania e com o bem-estar coletivo”, destacou. 

 O parlamentar ressaltou sua intenção em homenagear não só os síndicos, mas também os profissionais que andam ao lado, trabalhando no direito condominial. “O advogado condominial é figura essencial; ele traduz o espírito da lei em orientações práticas, atua na prevenção de conflitos e busca na justiça o reestabelecimento da harmonia. Os síndicos, por sua vez, além da missão administrativa, são líderes comunitários, mediadores e guardiões da convivência. Essa homenagem é um reconhecimento público da relevância social e jurídica desses profissionais.”

Cidadania goiana

Em seguida, o homengeado com o título de cidadania Miguel Juarez Romeiro Zaim falou do seu orgulho e satisfação em pisar no solo goiano e receber essa honraria, que enche de orgulho a advocacia mato-grossense e a advocacia condominialista do Brasil. “Temos a missão no país e em Goiás de colocar em evidência esse profissional que atua e é um agente, junto com o síndico, para que haja pacificação em condomínios. Hoje, me sinto goiano, com certeza, e o Estado de Goiás estará, para o resto da minha vida, no meu coração”, reforçou.

Por fim, o presidente da Anacon, Márcio Luís Spimpolo, declamou um poema que escreveu em homenagem a Goiânia, cidade em que visita sempre, na sua profissão de professor, apesar de ser natural de Ribeirão Preto (SP). Márcio teve seu Título de Cidadania Goiana aprovado pela Casa, por unanimidade entre os deputados estaduais e, em breve, também receberá a honraria da Casa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.