Cristóvão Tormin pleiteia que cooperativa de Silvânia seja declarada de utilidade pública
O deputado Cristóvão Tormin (PRD) apresentou projeto de lei nº 28278/25, para declarar de utilidade pública estadual a Cooperativa dos Produtores Rurais de Silvânia (Copersil). A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à relatoria.
Informa o parlamentar que a Copersil foi fundada em 2001 e emergiu da união de agricultores locais em busca de fortalecer sua produção e garantir melhores condições no campo. Com mais de duas décadas de atuação, a organização se consolidou, hoje contando com 1.067 cooperados.
O legislador anota que a Copersil é um pilar no fomento ao produtor rural e à sustentabilidade, especialmente na compra de leite e na valorização da agricultura familiar. A cooperativa dispõe de uma infraestrutura robusta, incluindo lojas agropecuárias, fábrica própria, frota de caminhões e um laticínio que processa mais de 100 mil litros de leite por mês, oferecendo soluções completas aos seus membros.
Além do impacto econômico, a atuação da Copersil tem forte relevância social, contribuindo para fixar o homem no campo, gerar empregos indiretos e movimentar a economia regional. O reconhecimento como utilidade pública estadual visa ampliar a capacidade da cooperativa em firmar convênios e impulsionar ainda mais o crescimento e o desenvolvimento de Silvânia e região.