Gugu Nader propõe celebração do valor histórico, cultural e econômico do milho
O milho é um dos pilares da agricultura familiar e, por sua adaptação ao clima e solo locais, representa uma das principais fontes de alimento e sustento para as comunidades rurais goianas. Para celebrar o papel dessa cultura na vida cotidiana e no desenvolvimento econômico de Goiás, Gugu Nader (Avante) propõe instituir o dia 12 de abril como o Dia Estadual do Milho.
A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) como projeto nº 3461/25, o qual será distribuído para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A data sugerida pelo texto coincide com o auge da colheita da safra do milho irrigado no Estado. “O milho sequeiro é um símbolo da resistência e da força do produtor rural goiano, que enfrenta adversidades climáticas e desafios diários para garantir a produção de alimentos essenciais”, explica o deputado. E completa: “Portanto, é justo e necessário instituir um dia específico para celebrar a safra do milho sequeiro, em reconhecimento ao seu valor histórico, cultural e econômico para o Estado”.