Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel aposta no fomento ao empreendedorismo digital

21 de Março de 2025 às 08:48

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) um projeto de lei que cria a Política Estadual Goiás Empreendedor Digital. A matéria, que tramita na Casa de Leis com o n° 3193/25, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado por meio de mecanismos associados a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A política, segundo a proposta, terá quatro eixos estratégicos: incentivo à criação de polos de inovação tecnológica; capacitação de mão de obra qualificada; digitalização de empresas tradicionais; e fomento ao empreendedorismo digital e à geração de empregos. Para alcançar esses objetivos, o Governo Estadual poderá oferecer incentivos fiscais e financeiros, além de estabelecer parcerias com instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas.

A política também prevê a criação de um Conselho Estadual de Inovação e Tecnologia, que será responsável por acompanhar e avaliar a implementação dela.

Segundo o autor do texto, a propositura se justifica pelas diferentes necessidades e potencialidades do Estado. "Goiás desponta como um dos principais polos de desenvolvimento econômico no Brasil e possui uma economia diversificada e dinâmica, baseada em atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços", diz. 

Cruvinel também destaca que o Estado abriga um ambiente empresarial em crescimento constante. "No entanto, o avanço tecnológico e a digitalização global impõem novos desafios, que exigem políticas públicas inovadoras para garantir competitividade, inclusão e sustentabilidade", pontua. 

O texto assinado pelo parlamentar foi distribuído para relatoria do deputado Lincoln Tejota (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis. Assim que receber um parecer, voltará ao centro do debate. Se terminar aprovado pelo colegiado, seguirá para apreciação da comissão temática e duas fases de votação no Plenário Iris Rezende Machado. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.