Obrigatoriedade de orientação acerca do teste do pezinho avança à última votação
Objetiva o deputado Gustavo Sebba (PSDB) com o processo no 2687/23 obrigar os hospitais, maternidades e todos os estabelecimentos de saúde do Estado de Goiás a orientarem os pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho e a informar da existência do teste do pezinho ampliado. A matéria recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira, 26, a primeira de duas validações.
Estabelece a matéria, mais especificamente, que “os hospitais, maternidades e todos os estabelecimentos de saúde do Estado de Goiás ficam obrigados a orientar os pais sobre doenças raras não detectáveis pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (teste do pezinho)”.
Fica também disposto que “os pais deverão ser informados, no momento do teste do pezinho, seu objetivo, as principais doenças não detectáveis no exame, e da existência de versões do teste com melhor cobertura para detectar doenças raras (teste do pezinho ampliado)”.