Em requerimento, Gustavo Sebba pede revogação da "taxa do agro" a Caiado
Durante a discussão da Ordem do Dia desta quinta-feira, 27, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) pediu o apoio dos colegas para votar o requerimento de sua autoria que solicita ao governador Ronaldo Caiado (UB) a revogação da chamada “taxa do agro”.
Segundo o deputado, o imposto já arrecadou bilhões e os benefícios para o setor produtivo ainda não foram sentidos. Instituído em dezembro de 2022, após aprovação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o tributo corresponde a uma cobrança de até 1,65% sobre os produtos do agronegócio. O valor arrecadado abastece o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).
“O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou, nesta semana, o fim da taxa sobre a exportação agrícola no Estado. Ele teve bom senso e entendeu que o momento é de incerteza para os produtores”, afirmou Sebba.
Nesse sentido, o legislador pediu que Caiado se inspire pela ação do gestor paraense e revogue a taxa do agro goiana. “Tenho certeza que Caiado pode seguir o bom exemplo. Goiás já arrecadou muito com essa taxa, está na hora de fazer um grande ato para o setor produtivo”, defendeu o parlamentar tucano.