Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais sugere a criação de programa de apoio à vitivinicultura

10 de Abril de 2025 às 14:59

O deputado Dr. George Morais (PDT) sugere, por meio do projeto de lei nº 4054/25, instituir, em Goiás, o Programa de Incentivo e Apoio à Vitivinicultura. O objetivo é fomentar a produção, industrialização e comercialização de uvas e vinhos, bem como impulsionar o enoturismo e o desenvolvimento econômico sustentável no estado. A matéria encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando a conclusão do relatório por parte do deputado Charles Bento (MDB).

De acordo com o texto, a coordenação e execução do programa deverá ser desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás e suas coligadas. Em sua justificativa, o deputado destaca as características climáticas e geográficas do Estado, que tornam favoráveis o cultivo da uva e o desenvolvimento da vitivinicultura. 

O legislador evidencia, ainda, o fator econômico, cultural e social que pode ser proporcionado por meio da prática. “A vitivinicultura representa uma oportunidade estratégica para diversificar a economia agrícola do Estado, gerando emprego, renda e fomentando o enoturismo, além de agregar valor aos produtos locais”, frisa.

Ao apontar o potencial de crescimento que o setor vitivinícola tem demonstrado em várias regiões do País, Morais enfatiza que, com o incentivo adequado, Goiás também pode se tornar um novo polo produtor de vinhos finos e de qualidade, aproveitando sua posição geográfica estratégica e infraestrutura de transporte.

Outro ponto sublinhado é a contribuição ao fortalecimento da agricultura familiar. O legislador afirma que, ao estimular pesquisas, qualificações e certificações de qualidade, o estado poderá não apenas se destacar no cenário nacional, mas também impulsionar o turismo associado à cultura do vinho, fortalecendo a identidade regional.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.