Ícone alego digital Ícone alego digital

Lincoln Tejota propõe a criação da Política Estadual de Mineração Sustentável

17 de Março de 2025 às 08:43

O deputado Lincoln Tejota (UB) apresentou, recentemente, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 4038/25, que institui a Política Estadual de Mineração Sustentável e o Fomento à Exploração Estratégica de Terras Raras no Estado de Goiás.

Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é de promover a exploração mineral de forma sustentável; incentivar a inovação tecnológica no setor minerário; proteger o meio ambiente e garantir a recuperação de áreas degradadas; fomentar o desenvolvimento econômico e social e apoiar a pesquisa científica e o investimento educacional voltado à mineração sustentável.

Ainda, são objetivos dessa lei:

I – Reduzir impactos ambientais e maximizar os benefícios econômicos e sociais da mineração em Goiás;

II - Diversificar a economia nas regiões mineradoras, fortalecendo indústrias e comércio locais;

III - Fomentar o uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis;

IV - Atrair investimentos para o setor mineral no Estado;

V - Promover programas de capacitação profissional e geração de empregos;

VI - Incentivar a pesquisa científica e a educação voltada ao setor minerário.

Tejota explica que o projeto busca consolidar a mineração sustentável como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e ambientalmente equilibrado do Estado de Goiás. “Diante da crescente demanda por terras raras, essenciais para a indústria tecnológica global, é fundamental estabelecer diretrizes que garantam uma exploração responsável, minimizando impactos ambientais e promovendo a recuperação de áreas degradadas”, escreve.

Além disso, continua o parlamentar, a iniciativa “fomenta o desenvolvimento de tecnologias limpas, a capacitação de profissionais e a diversificação econômica em regiões mineradoras, assegurando benefícios sustentáveis para a população e para o meio ambiente”.

A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda relatoria do deputado Charles Bento (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.