Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares avalizam matérias da Governadoria nesta 5ª-feira

13 de Março de 2025 às 11:50
Crédito: Denise Xavier
Parlamentares avalizam matérias da Governadoria nesta 5ª-feira
Sessão ordinária híbrida

Os deputados se reuniram em sessão plenária e Comissão Mista nesta quinta-feira, 13. Na sessão ordinária, os parlamentares apresentaram projetos de lei e requerimentos. O encontro foi encerrado para a realização de reunião da Mista para apreciação de matérias de autoria do Governo de Goiás. Na reunião, foram apreciadas oito matérias, sendo cinco aprovadas e três que receberam pedidos de vista. Entre os projetos aprovados, destaca-se o processo que trata da destinação de bens apreendidos em ações contra o tráfico de drogas.

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou a terceira sessão deliberativa ordinária da semana. Durante a sessão, quatro deputados se manifestaram, apresentando projetos de lei e requerimentos à Mesa Diretora, porém não houve votação de matérias.

O deputado Antônio Gomide (PT) protocolou três requerimentos. Um deles trata da melhoria da fiscalização do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), com o objetivo de acabar com a permanência de pacientes internados nos corredores da unidade. O segundo requerimento beneficia os profissionais da química, enquanto o terceiro trata da necessidade de uma auditoria ambiental.

Já o deputado Gustavo Sebba (PSDB) solicitou a realização de uma sessão solene em homenagem aos praticantes do tiro esportivo e caçadores, dentro dos limites legais. O deputado Talles Barreto (União Brasil) devolveu projetos de lei apreciados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e solicitou a inclusão dos mesmos na pauta da Ordem do Dia.

Durante sua manifestação, Talles Barreto abordou a briga judicial estadual relacionada ao fornecimento de medicamentos para o tratamento de fibrose pulmonar. Diante disso, o parlamentar convidou para um debate na Casa o secretário Estadual de Saúde, Rasível Santos; a diretora do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo (CEMAC) Juarez Barbosa, Vivianne Vieira de Melo; e o diretor do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Henrique Soares.

O deputado Clécio Alves (Republicanos) também se pronunciou, criticando a postura do secretário Estadual de Saúde. Em seu discurso, afirmou que Rasível Santos presta um desserviço ao Estado e relatou um episódio em que teria sido tratado de maneira desrespeitosa pelo gestor. “É sem educação, atrevido e me tratou como se eu fosse um subordinado dele”, declarou Clécio.

Ao final da sessão, o Plenário aprovou a convocação de reunião da Comissão Mista para apreciação de projetos da Governadoria e de outros poderes que chegaram à Casa. Diante disso, o deputado Issy Quinan (MDB), que presidiu a sessão, encerrou a sessão ordinária híbrida.

Comissão Mista

Na reunião da Comissão Mista, foram apreciadas oito matérias, sendo cinco aprovadas e três que receberam pedidos de vista. Entre os projetos aprovados, destaca-se o processo nº 4518/25, da Governadoria, que trata da destinação de bens apreendidos em ações contra o tráfico de drogas e propõe a criação do Fundo Estadual de Combate ao Tráfico de Drogas e ao Crime Organizado.

Também foi aprovado o processo nº 5173/25, da Governadoria. A matéria altera a Lei nº 19.092/2015 para permitir a doação de um imóvel estadual ao município de Catalão, destinado à construção do hospital regional da cidade. Além dele, oriundos do Ministério Público de Goiás (MPGO), também receberam o aval do colegiado os processos nº 5408/25, que altera a Lei Complementar nº 25/1998 para ajustes estruturais sem aumento de despesas, e o nº 5410/25, que concede revisão geral anual da remuneração dos servidores do órgão.

Por fim, a Comissão Mista votou o parecer favorável ao processo nº 23295/24, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), que institui a Política Pública Estadual de Promoção da Valorização e Justa Remuneração de Profissionais da Música Goiana, criando, em Goiás, o Selo Estabelecimento Amigo do Músico.

Já as matérias que receberam pedidos de vista foram os processos do Executivo de nº 4516/25, que estabelece o valor de R$ 50 milhões como referência para contratações de grande vulto no Estado de Goiás; o de nº 4937/25, que autoriza o Estado a firmar parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) sem a necessidade de chamamento público; e o de nº 5175/25, que aprimora diretrizes para a prorrogação e relicitação de contratos de parcerias público-privadas.

O encontro da Comissão Mista foi encerrado sem a convocação de sessão extraordinária no plenário. Dessa maneira, a próxima sessão deliberativa será realizada na terça-feira, 18, quando essas matérias aprovadas pelo colegiado devem ser submetidas ao crivo do Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.