Ícone alego digital Ícone alego digital

Cairo Salim é o entrevistado do programa Visão da Política desta terça-feira, 18

18 de Março de 2025 às 15:21
Crédito: Maykon Cardoso
Cairo Salim é o entrevistado do programa Visão da Política desta terça-feira, 18
Programa Visão da Política entrevista o deputado Cairo Salim

O deputado Cairo Salim (PSD), foi o entrevistado do programa Visão da Política que vai ao ar nesta terça-feira, 18, após a sessão ordinária. Apresentado pela jornalista Monalisa Carneiro, Salim comentou sobre a corrida eleitoral para 2026, possíveis mudanças no Código Eleitoral e sua atuação parlamentar.

Ao ser indagado sobre as eleições do próximo ano, Salim apontou que embora pareça apressado falar de eleições presidências em 2025, os principais acordos e estratégias vem se desenhando aos poucos. “As definições não ocorrem somente durante a campanha, principalmente em uma eleição onde a população escolhe vários nomes. Nas eleições de 2026 as pessoas precisam eleger presidente, governador, senador, deputado federal, estadual. Então, são muitos nomes”, declarou.

Na sequência, foi perguntado ao parlamentar se ele concorda com a mudança no código eleitoral que prevê a unificação nos processos eleitorais federal e municipal. Salim se posicionou contra a mudança e indiciou que o ideal seria, na verdade, três processos eleitorais. “Deveríamos separar os processos eleitorais. Precisava ter uma eleição para os cargos federais, presidente, senador e deputado federal; outra para cargos estaduais: deputado federal e governador e outra para o município, para prefeito e vereadores”, assinalou.

Segundo Salim, a educação política no Brasil ainda é pouco efetiva e muitos eleitores escolhem seus candidatos por questões irrelevantes. “É preciso escolher bem seus candidatos. Não dá para votar no político por causa do folheto na porta do colégio eleitoral, ou naquele que têm a melhor foto ou fez a maior carreata”, frisou. Assim, ele pontuou que os eleitores precisam pesquisar a fundo as propostas parlamentares e, após o pleito, acompanhar e fiscalizar o mandato do seu candidato”.  

Ainda sobre as eleições de 2026, Cairo Salim prevê que a polarização se mantenha acirrada. “Desde 2018 tem essa tensão crescente, que foi intensificada após os atos de vandalismo na praça dos três poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, apesar do discurso pacificados do presidente Lula. Alguns analistas apontam que em 2026 a expectativa é que a população fique mais centralizada, mas eu acredito que quando estiver definido os atores, a polarização vai sim ocorrer”, observou.

Ao fala sobre seu mandato, ele declarou que se considera um deputado municipalista. Salim explicou que, ao visitar os municípios goianos, percebeu a dura realidade de quem vive nas regiões mais distantes e carente. “Temos demandas muito importantes nos municípios e a maneira mais factível de encontrar uma saída para que os recursos públicos e os benefícios cheguem à população é ajudando os municípios, pois lá é mais fácil e mais simples, já que o gestor municipal tem mais conhecimento. Então, ser um deputado municipalista é ajudar as cidades, é visita-las e atender suas demandas”, explicou.

Por fim, o deputado afirmou que sua visão da política é que ela é o mecanismo mais eficaz para garantir benefícios à população, apesar dos exemplos negativos que alguns candidatos oferecem à população.

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.