Ícone alego digital Ícone alego digital

Visão da Política: impacto do Plano Safra na produção agrícola é debatido em entrevista com a advogada agrária Priscila Rezende

25 de Março de 2025 às 15:00
Crédito: Will Rosa
Visão da Política: impacto do Plano Safra na produção agrícola é debatido em entrevista com a advogada agrária Priscila Rezende
Programa Visão da Política entrevista a advogada agrária Priscila Rezende

A recente suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, seguida da liberação de R$ 4 bilhões em crédito extraordinário pelo Governo Federal, gerou grande repercussão e incertezas no setor agropecuário brasileiro. A advogada agrária Priscila Rezende, entrevistada no programa Visão da Política, da TV Assembleia Legislativa, detalhou os impactos dessas medidas e os desafios enfrentados pelos produtores rurais.

Segundo Rezende, em conversa com a apresentadora Monalisa Carneiro, a suspensão abrupta do Plano Safra, ocorrida no início do período de plantio, causou um impacto negativo significativo, especialmente para os pequenos produtores. Segundo ela, a falta de comunicação e a instabilidade política e jurídica geradas pela medida aumentaram a insegurança no setor.

"A suspensão da verba destinada ao Plano Safra, de forma repentina, trouxe um prejuízo enorme para os produtores, que foram pegos de surpresa no início da safra", observou a advogada.

A liberação de R$ 4 bilhões em crédito extraordinário pelo Governo Federal, após a repercussão negativa da suspensão, foi vista como uma medida paliativa. Rezende criticou a falta de planejamento e a tentativa de "tapar o sol com a peneira", afirmando que essas ações geram ainda mais insegurança e prejudicam a imagem do Brasil no exterior.

O Plano Safra é um programa governamental que oferece linhas de crédito com taxas de juros especiais para produtores rurais, visando a garantir o financiamento da produção agrícola. De acordo com Rezende, a suspensão do plano e o aumento da taxa Selic impactam diretamente os custos de produção, refletindo no preço final dos alimentos para o consumidor. "O programa é essencial para garantir a segurança financeira dos produtores e a estabilidade dos preços dos alimentos", explicou.

Ela analisou que os pequenos produtores são os mais afetados pela falta de apoio governamental e pela instabilidade do mercado. A alta da taxa Selic e a volatilidade dos preços dos produtos agrícolas dificultam o pagamento das dívidas e aumentam o risco de recuperação judicial.
"Muitos pequenos produtores enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas, devido à alta da Selic e à variação dos preços dos produtos agrícolas", arrematou.

O programa Visão da Política vai ao ar na tarde desta terça-feira, 25, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Também é exibido no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.