Festa do Carreiro de Portelândia pode se tornar patrimônio goiano, por proposta de Coronel Adailton
A Festa do Carreiro, festividade anual que celebra a figura dos carreteiros, é um dos eventos mais emblemáticos do município de Portelândia, no Sudoeste goiano, a 460 km da Capital, na região. Por isso, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) propõe reconhecer a celebração como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
A sugestão tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como projeto nº 6231/25. No momento, a matéria aguarda distribuição para relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Segundo o legislador, a Festa do Carreiro é um pilar para a preservação das tradições do município e fortalecimento da identidade local sertaneja. “Transcende o simples entretenimento e se consolida como um símbolo de tradição, identidade e desenvolvimento”, defende.
Sempre no terceiro final de semana de maio, o festejo reúne mais de 50 mil pessoas durante três dias. A programação inclui desfile de carros de boi, apresentações musicais, atividades culturais, exposições de artesanato e culinária típica, além de momentos religiosos e de confraternização entre os moradores.
O evento aquece setores como comércio, gastronomia e hospedagem. Comerciantes locais têm a oportunidade de aumentar suas vendas e os produtores rurais podem exportar e vender seus produtos, disseminando uma cultura única para os moradores locais e turistas.
Na justificativa, Adailton aponta que os carreteiros são figuras históricas que tiveram um papel essencial no desenvolvimento econômico e social da região. “No passado, os carros de boi eram um dos principais meios de transporte de mercadorias e insumos agrícolas, garantindo o abastecimento e o progresso das cidades do interior. Ao resgatar essa tradição, a festa mantém viva a memória daqueles que ajudaram a construir o município”, defende.