Wilde Cambão quer campanha de conscientização para preservação das escolas
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisará a proposta apresentada pelo deputado Wilde Cambão (PSD), para instituir, em Goiás, a Campanha Anual de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Escolar. A matéria foi aprovada preliminarmente e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relatoria. O texto foi protocolado sob o nº 6338/25.
A matéria estabelece que a campanha será realizada no mês de março, em todas as escolas das redes pública e privada, tanto do ensino fundamental e médio, quanto em instituições da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto também define que a ação terá por finalidade esclarecer, orientar, alertar e conscientizar sobre a importância da proteção e da preservação do patrimônio público escolar.
O projeto estabelece que a campanha deverá considerar a realidade das escolas goianas e, portanto, deverá adotar concursos, exposições e premiações de trabalhos estudantis sobre o tema, banners, painéis publicitários, cartazes, folhetos e materiais didáticos informativos que transmitam a importância de proteger e preservar o patrimônio. Assim, a propositura considera a formação de parcerias com associações de pais e mestres, entidades da sociedade civil, organizações sociais, entre outras.
Para justificar a medida, Cambão destaca que o Governo Estadual destina parte significativa do orçamento para a manutenção das escolas, entre reformas naturais e necessárias, devido ao declínio gradual das edificações. “Lamentavelmente, tem-se observado uma crescente incidência de vandalismo, deterioração e danos ao patrimônio escolar, acarretando prejuízos consideráveis aos cofres públicos e prejudicando a qualidade do contexto educativo”, ressaltou.
Por fim, o parlamentar aponta que investir na educação patrimonial é investir na construção de um ambiente educacional mais consciente, responsável e engajado com a preservação da identidade cultural e histórica da localidade.