Software livre
Ao comemorar três anos de vigência da lei do software livre, de sua autoria, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) destaca a importância dessa legislação para que todos tenham acesso a Internet, a informática, aos programas, ao conhecimento, preservando os direitos autorais.
ele frisou que agora, pequenas empresas e prestadores de serviços, desatrelados das grandes multinacionais como a Microsoft ou a IBM, podem criar programas e participar das concorrências estaduais. Luis Cesar Bueno agradece a todos que contribuem para que o software livre seja uma realidade. “Recentemente tivemos aqui um seminário feito pelo Comitê Goiano de Software Livre; teve outro recente feito pela Universidade Alves Faria (Alfa); outras instituições de ensino também realizaram seus seminários; e o software livre é realidade em Goiás. Aliás, Goiás é exemplo não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, onde a lei do software livre é uma realidade”, enfatizou.
O petista diz que tomou a iniciativa de apresentar esse projeto de lei, que foi aprovado e sancionado pelo governador há três anos, porque entende que o conhecimento no setor de informática deve ser um conhecimento socializado, à disposição de todos. “Somos contra a reserva de mercado do conhecimento, que tem de ser disponibilizado a todos os segmentos. Nesse sentido, o software livre choca contra a concepção estabelecida pela propriedade da IBM, da Microsoft, que vendem programas sem dar possibilidade de você abrir aquele programa e aprimorá-lo, adequá-lo às suas necessidades, ou até mesmo atualizá-los cotidianamente”, ressaltou.
Para Luis Cesar Bueno, essa reserva do conhecimento é muito questionada e o grande debate do software livre é como combater a pirataria, ter programas elaborados livremente, através de pequenas empresas e pesquisadores. "Essa é a concepção de software livre: é a liberdade do conhecimento e dos programas”.