Clécio Alves traça primeiras metas da Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões
Em pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 1º de abril, o deputado Clécio Alves (Republicanos) relatou a primeira reunião da Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na última semana. O grupo busca, junto aos poderes representativos, um caminho definitivo para banir os lixões em Goiás.
Clécio se utilizou do exemplo do lixão Ouro Verde, no município de Padre Bernardo, para discutir o atual cenário desse tipo de instalação.
“Deixamos claro que um dos pontos principais da frente vai começar lá no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo. É um lixão a céu aberto, sem licença ambiental, sem autorização de órgãos competentes, funcionando sob liminar, e que já foi interditado pelos órgãos de proteção ambiental", salientou o parlamentar.
Em contraponto, o parlamentar fez menção ao aterro sanitário de Águas Lindas. De acordo com Alves, a instalação possui “todos os preceitos que são necessários, inclusive com equipamento de tratamento do chorume, que entra bruto e sai a água limpa”. Ele questionou o direcionamento de resíduos oriundos do Distrito Federal para o aterro Ouro Verde, ao invés de ser direcionado para o aterro mais adequado, que é o de Águas Lindas.
Para Clécio, isso se deve à diferença na cobrança de taxas, maiores nos aterros regularizados, em comparação com os lixões. “Se o lixão cobra 50, o aterro cobra 100. Aí leva para o lixão, contamina o lençol freático, gera dano à saúde humana e ao meio ambiente como um todo”, argumentou.
“Temos que começar a acabar com os lixões pelo lixão Ouro Verde”, afirmou Clécio Alves. Ele declarou que iniciará os procedimentos judiciais para cassar a liminar que autoriza o funcionamento da instalação. “Como é que vamos erradicar os lixões dos municípios goianos, se deixarmos o lixão Ouro Verde funcionando, sob força de liminar, ferindo todos os crimes ambientais?”, questionou.
Por fim, Clécio Alves declarou a cooperação entre governo, municípios e parlamentares estaduais junto à Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões. “Nós vamos acabar com esse malefício”, encerrou.