Deputado Amauri Ribeiro propõe reconhecimento oficial da catira
O deputado Amauri Ribeiro (UB) apresentou o projeto de lei de nº 7613/25, que dispõe sobre o reconhecimento da catira, também conhecida como cateretê, como patrimônio cultural imaterial goiano. A matéria está em via de tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para deliberação da relatoria.
A catira, uma dança folclórica tradicional possui profundas raízes na cultura caipira de Goiás. Essa manifestação artística não apenas representa a identidade cultural do povo goiano, mas também é um importante meio de expressão das tradições, costumes e valores que permeiam a vida rural do nosso estado.
A dança folclórica se caracteriza pelo ritmo marcado pelos batimentos de mãos e pés dos dançarinos, num ritmo musical singular, que contagia os apreciadores da dança. Ao longo dos anos, tem sido transmitida de geração em geração, preservando a memória coletiva e fortalecendo os laços comunitários.
Ribeiro anota que a proteção da catira como patrimônio imaterial contribui para o fortalecimento do turismo cultural em Goiás, atraindo visitantes interessados em conhecer as tradições locais e promovendo a economia regional e promovendo a interação entre diferentes gerações e comunidades.