Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento goiano comemorou os 26 anos da UEG em sessão itinerante, em Anápolis, na noite dessa quarta-feira

10 de Abril de 2025 às 07:00
Crédito: Denise Xavier
Parlamento goiano comemorou os 26 anos da UEG em sessão itinerante, em Anápolis, na noite dessa quarta-feira
Sessão solene itinerante em homenagem à Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Em homenagem aos 26 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quarta-feira, 9, uma sessão solene itinerante no Campus Nelson de Abreu Júnior, da instituição, em Anápolis. A iniciativa foi proposta e conduzida pelo deputado Antônio Gomide (PT), que representa o município e tem forte atuação em defesa da UEG. 

A solenidade foi aberta com apresentação da Banda Lira de Prata, regida pelo maestro Dyellyngton dos Santos. Em seguida, a mesa de trabalhos foi composta por Gomide, no comando dos trabalhos, acompanhado do reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto; da coordenadora da unidade de Anápolis, professora Késia Rodrigues dos Santos; do presidente da Associação dos Docentes da UEG (Adueg), Marcelo Moreira; do vereador de Anápolis Rimet Jules (PT); e do chanceler da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Augusto Ventura. 

Na cerimônia, foram entregues certificados do Mérito Legislativo a professores, servidores técnico-administrativos e representantes da comunidade acadêmica da UEG, reconhecendo a contribuição de cada um para a história e o desenvolvimento da instituição. 

Reconhecimento e defesa  

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, antes da sessão, o deputado Antônio Gomide destacou a importância da instituição para o estado, razão da necessidade de defesa da Universidade Estadual de Goiás. “A UEG tem capilaridade, está presente em mais de 35 cidades com 39 unidades. Isso permite que uma trabalhadora ou um trabalhador possa cursar uma graduação gratuita em sua própria cidade”, afirmou. 

O deputado lembrou da trajetória de transformação da UEG, desde os tempos da Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (Facea) e da Universidade Estadual de Anápolis (Uniana), até se consolidar como universidade pública estadual. “A UEG hoje é uma conquista do povo goiano. É preciso garantir orçamento adequado, autonomia administrativa e valorização de seus profissionais, incluindo os técnico-administrativos, que ainda aguardam a aprovação de seu plano de cargos e remuneração”, defendeu. 

Gomide mencionou a recente inauguração da usina fotovoltaica da UEG, destacando a relevância do projeto em um contexto de debate global sobre sustentabilidade: “É um exemplo claro de como a universidade contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico com responsabilidade ambiental.” 

Ainda antes do início da solenidade, o presidente da Adueg, Marcelo Moreira, celebrou a realização da sessão solene em solo anapolino: “É uma honra termos uma sessão como essa aqui em nossa casa. Trata-se de um reconhecimento à nossa instituição, que forma a imensa maioria dos professores da educação básica em Goiás. A UEG é uma instituição socialmente referenciada.” 

O vereador Rimet Jules, por sua vez, reforçou a importância da universidade para o município de Anápolis. “Temos aqui dois câmpus, a sede administrativa e a reitoria. É preciso reconhecer e valorizar a importância da universidade pública e estadual em nossa cidade. O deputado Antônio Gomide tem uma longa trajetória de defesa da UEG”, apontou. 

Depoimentos 

No decorrer da sessão, representantes da comunidade acadêmica fizeram pronunciamentos. Em nome dos homenageados, a docente Bárbara do Rosário Silva fez uso da palavra. “Nos reunimos aqui hoje para celebrar o talento de quem faz a universidade existir. Uma formação universitária de qualidade entrega para a sociedade cidadãos preparados para o debate, a reflexão e o combate às injustiças”, declarou. 

Representando os estudantes, o aluno Gabriel Santos Matos também falou: “A UEG é uma biblioteca viva, onde cada capítulo escreve sua própria história. Amo essa universidade, porque, assim como a literatura, ela me deu muitos mundos. Ela me ensinou que o saber é infinito e que, ao final de cada capítulo, há sempre um novo começo.” 

A coordenadora da unidade de Anápolis, professora Késia Rodrigues, se pronunciou em nome dos docentes e da comunidade universitária: “Estamos tentando fortalecer cada vez mais essa universidade. E não estamos sós. Aqui temos uma equipe técnico-administrativa maravilhosa. E os estudantes, que florescem aqui e levam o nome da UEG para o mundo afora.”

Késia agradeceu ao deputado Gomide pelas emendas parlamentares que permitiram a aquisição de veículos para a unidade. “O primeiro sorriso foi o meu, mas o mais aberto foi da assistente social, que agora pode realizar as visitas com mais segurança e dignidade”, comemorou. 

UEG como projeto goiano 

O reitor Antônio Cruvinel Borges Neto encerrou os pronunciamentos destacando o papel social da UEG: “Talvez seja um dos grandes tesouros para a transformação do mundo. Somos uma universidade feminina, com 63% da comunidade composta por mulheres, e formada por filhos e filhas de trabalhadores. Nossa missão é formar professores e transformar realidades com qualidade e acolhimento.” 

Neto destacou que a UEG é, antes de tudo, um projeto do povo goiano. “Essa universidade não pode ter dono. Ela é pública, gratuita e acolhedora. Ela cumpre um papel transformador no estado de Goiás”, exaltou. 

Após os pronunciamentos e a entrega dos certificados, o deputado Antônio Gomide declarou encerrada a sessão solene, reafirmando o compromisso com a educação superior pública em Goiás. “A UEG vale o bom combate. Ela é uma causa digna que todos nós devemos defender. Viva a UEG, viva Goiás, viva os professores e os técnico-administrativos”, finalizou. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.