Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima homenageia, nesta terça-feira, 15, alunos e egressos da UEG

14 de Abril de 2025 às 18:00

Alunos e egressos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) serão homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo, em comemoração ao aniversário de 26 anos da instituição. A iniciativa é da deputada estadual Bia de Lima (PT), que promove a sessão solene, nesta terça-feira, 15, às 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado. 

“Minha missão de vida é defender a educação, do ensino básico à pós-graduação. E a Universidade Estadual de Goiás cumpre um papel importantíssimo na formação superior do nosso povo, por isso, nossa homenagem àqueles que confiaram e confiam sua profissionalização nessa grande instituição”, afirma Bia, ao justificar a homenagem.

Na oportunidade, receberão a Medalha Pedro Ludovico Teixeira as egressas Rebeca Barbosa Moura e Isadora Lemes Ramos em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento da política e da educação em Goiás.

Homenageadas

Isadora Lemes Ramos formou-se em direito no Campus Metropolitano da UEG em Aparecida de Goiânia. É fundadora do Centro Acadêmico Leolice Di Ramos Caiado Paranhos. Paralelo ao curso, Isadora atuou como analista de projetos na organização sem fins lucrativos “Goianas na Urna”, oportunidade em que facilitou a formação de 31 candidatas e 40 embaixadoras do programa. Dessas mulheres, cinco foram eleitas para ocupar vagas em câmaras de vereadores de cinco municípios de Goiás.

Rebeca Barbosa Moura é graduada em direito pela UEG, Campus Sul com sede em Morrinhos, e foi a primeira presidente do Centro Acadêmico Onofre Rosa Alexandre. Intercambista no programa "Por Dentro do Supremo - STF", em 2022, e bolsista voluntária nos grupos de estudos em Direitos Humanos e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Meio Ambiente (Gema) de 2019 a 2023. É pós-graduanda em direito penal e processo penal; e estagiária de Pós-Graduação no Ministério Público do Estado de Goiás.

Histórico

Criada em 1999, a UEG teve sua origem na transformação da Uniana e na incorporação de outras 14 instituições de ensino superior, por meio da Lei nº 13.456/99, e nasceu com o objetivo central de desenvolver um programa específico voltado para os trabalhadores da educação do estado, oferecendo-lhes formação de nível superior. Isso se justificava pela constatação de que apenas 32% dos professores possuíam graduação na época. 

Mas a UEG não se limitou a formar professores e hoje oferta cursos em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, a instituição oferece licenciaturas, bacharelados, cursos superiores de tecnologias, além de pós-graduações lato e stricto sensu.

Após 25 anos, a UEG conta com 13.188 alunos e está presente em 39 municípios, em todas as regiões do estado. São oito campi e 33 unidades universitárias.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.