Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem apresenta projeto que concede título de cidadão goiano aos ministros Zanin e Lewandowski

16 de Abril de 2025 às 11:51
Mauro Rubem apresenta projeto que concede título de cidadão goiano aos ministros Zanin e Lewandowski

O deputado Mauro Rubem (PR) apresentou, nesta terça-feira, 15, projeto para conceder o Título de Cidadão Goiano aos ministros Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal, e a Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. O texto precisa da maioria dos votos para ser aprovado em Plenário.

“São ministros com histórico de responsabilidade ética nas instituições e representa a reafirmação dos valores republicanos que devem nortear a vida pública. Pelas contribuições inestimáveis ao fortalecimento da democracia e atuações relevantes para o Brasil, é plausível o povo goiano reconhecê-los e homenageá-los”, destacou Mauro Rubem.

Formado em direito pela PUC-SP, o ministro Cristiano Zanin tem sua história profissional ligada à defesa do Estado Democrático de Direito, à Constituição de 1988 e às garantias do devido processo legal. Destacou-se por sua atuação na denúncia de abusos no sistema penal brasileiro, tornando-se símbolo da resistência jurídica contra o uso político do direito penal e das violações ao contraditório e à ampla defesa.

Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Lewandowski ingressou no STF em 2006 e, ao longo de mais de 16 anos de magistratura no STF, construiu uma trajetória em favor dos direitos fundamentais, da dignidade da pessoa humana e do equilíbrio entre os Poderes. Como presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, liderou pautas estruturantes e se posicionou em momentos decisivos para a democracia brasileira.

À frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lewandowski tem reafirmado seu compromisso com a legalidade, com o combate à violência e com a promoção da segurança pública.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.