Ícone alego digital Ícone alego digital

Avança campanha que pretende conscientizar o público feminino sobre doenças cardiovasculares

22 de Abril de 2025 às 14:58

A criação da Campanha Coração de Mulher, para conscientizar a população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças cardiovasculares, recebeu sinal verde dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nesta terça-feira, 22.  A matéria nº 3198/25, de autoria do deputado Veter Martins (UB), foi relatada com parecer favorável por Lincoln Tejota (UB). 

De acordo com o texto, a campanha será realizada anualmente na última semana de setembro, em consonância com o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. Durante esse período, serão promovidas diversas ações voltadas à saúde cardiovascular das mulheres.

As principais atividades previstas incluem verificação de pressão arterial, exames preventivos, palestras informativas e orientação nutricional. Para a execução das atividades, o projeto autoriza o Executivo a firmar convênios com órgãos da área de saúde, entidades públicas e privadas, além de instituições da sociedade civil que atuem na promoção do bem-estar e da qualidade de vida do público feminino.

Veter Martins destacou a relevância da proposta, ressaltando que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte entre mulheres; muitas vezes, em decorrência da falta de informação e acesso a exames preventivos. "Nosso objetivo é alertar e mobilizar a sociedade para que mais mulheres tenham acesso a diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo os índices de mortalidade", afirma na motivação do projeto de lei.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.