Avança campanha que pretende conscientizar o público feminino sobre doenças cardiovasculares
A criação da Campanha Coração de Mulher, para conscientizar a população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças cardiovasculares, recebeu sinal verde dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nesta terça-feira, 22. A matéria nº 3198/25, de autoria do deputado Veter Martins (UB), foi relatada com parecer favorável por Lincoln Tejota (UB).
De acordo com o texto, a campanha será realizada anualmente na última semana de setembro, em consonância com o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. Durante esse período, serão promovidas diversas ações voltadas à saúde cardiovascular das mulheres.
As principais atividades previstas incluem verificação de pressão arterial, exames preventivos, palestras informativas e orientação nutricional. Para a execução das atividades, o projeto autoriza o Executivo a firmar convênios com órgãos da área de saúde, entidades públicas e privadas, além de instituições da sociedade civil que atuem na promoção do bem-estar e da qualidade de vida do público feminino.
Veter Martins destacou a relevância da proposta, ressaltando que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte entre mulheres; muitas vezes, em decorrência da falta de informação e acesso a exames preventivos. "Nosso objetivo é alertar e mobilizar a sociedade para que mais mulheres tenham acesso a diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo os índices de mortalidade", afirma na motivação do projeto de lei.