Estudantes de Acreúna foram os deputados e deputadas do futuro desta quarta-feira, 23, em projeto da Escola do Legislativo

Nesta quarta-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu os alunos da Escola Municipal Izeulte Helena de Sousa Arantes, de Acreúna. A visita é mais uma ação do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, uma iniciativa que promove o encontro entre os estudantes goianos e o Poder Legislativo Estadual.
Acompanhados da secretária municipal de Educação, Verusca Arantes Silva Pires, e da gestora escolar, Cláudia Godoi, os estudantes conheceram as dependências e o funcionamento do Poder Legislativo goiano.
Os alunos dos 8º e 9º anos receberam as boas-vindas da professora Adriana Abdala e uma breve introdução sobre a Casa de Leis, ministrada pelo chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão. Na sequência, a psicóloga Juliana Meneghelo também ministrou uma palestra aos visitantes.
Os deputados e deputadas do futuro de Acreúna participaram do projeto a convite de Cairo Salim (PSD), que explicou a importância das atividades desenvolvidas pelos deputados estaduais nas vidas das famílias goianas.
“Quem manda o dinheiro para ter merenda, carteira escolar nova e uniforme somos nós, os deputados. E, quando eu mando dinheiro para Acreúna, não estou fazendo um favor para vocês, estou fazendo a minha obrigação como parlamentar. Afinal de contas, o dinheiro sai do bolso das suas famílias”, salientou o legislador.
A apresentação didática de Salim explicou aos estudantes, entre outros pontos, como funciona a arrecadação dos impostos, a distribuição dos recursos para os municípios e, principalmente, a importância da representatividade eleitoral dos políticos.
“Essa é a principal lição que eu gostaria que vocês levassem aos seus pais. Pergunte a eles: ‘pai, em quem o senhor votou? Mãe, vó, quem é o nosso candidato?’ Quando vocês tiverem esse tipo de consciência, vão poder cobrar as promessas do seu deputado, para a construção de uma sociedade melhor”, argumentou.
Secretária de Educação, Verusca Arantes considera o Deputados e Deputadas do Futuro uma ótima oportunidade para que os alunos conheçam a estrutura, o funcionamento da Alego e, quem sabe, despertar neles a vontade de seguir uma carreira política.
Já a diretora da escola municipal, Cláudia Godoi, elogiou a iniciativa da Casa de Leis, realizada pela Escola do Legislativo. Para além das rotinas da Assembleia Legislativa, ela afirmou que “a visita guiada oferece aos estudantes a oportunidade de entender de que forma o dinheiro retorna ao município e como é aplicado, além de aprenderem a valorizar o voto”.
Ainda durante a visita guiada, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), recepcionou os deputados e deputadas do futuro no Plenário Iris Rezende Machado durante a sessão ordinária desta tarde. Peixoto celebrou a realização do projeto e enalteceu os convidados: “Sejam bem-vindos à sede do Poder Legislativo Estadual, onde vocês podem acompanhar todos os serviços prestados por meio das diretorias e secretarias da Alego; da procuradoria, na elaboração de projetos; e no Plenário, na análise e debate das matérias”.