Semana em celebração ao livro infantil em Goiás é proposta por Antônio Gomide
O deputado Antônio Gomide (PT) pleiteia instituir, em Goiás, a Semana Estadual do Livro Infantil. O projeto está protocolado na Casa de Leis sob o nº 9607/25 e tem como objetivos incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes; promover o acesso a obras de qualidade nas escolas e bibliotecas públicas; valorizar autores e ilustradores da literatura infantil, sobretudo goianos; estimular a formação de novos leitores e fortalecer a identidade cultural goiana.
A ação deve ocorrer, com frequência anual, na semana que marca o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. No período, devem ser promovidas atividades, como contação de histórias, oficinas literárias, rodas de leitura e saraus infantis, feiras de livros, encontros com autores e ilustradores de literatura infantil, dentre outras.
Na justificativa, o autor evidencia que a leitura é um instrumento essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desempenhar papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes. Gomide ressalta que, com a instituição da Semana Estadual do Livro Infantil, o estado de Goiás reforça ainda o compromisso com a promoção da educação e da cultura.
“A literatura infantil não apenas estimula a imaginação e a criatividade, mas também contribui para o desenvolvimento da empatia e da compreensão das emoções, ampliando o vocabulário e aprimorando as habilidades de comunicação das crianças. Além disso, o contato precoce com os livros fortalece os vínculos afetivos entre crianças e adultos, promovendo um ambiente propício ao aprendizado e ao crescimento emocional”, justifica Gomide.
O deputado Mauro Rubem (PT) será o responsável pela relatoria da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).