Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Minas e Energia avaliza projeto que prevê adoção de práticas e tecnologias sustentáveis no setor de mineração

13 de Maio de 2025 às 14:00
Crédito: Will Rosa
Comissão de Minas e Energia avaliza projeto que prevê adoção de práticas e tecnologias sustentáveis no setor de mineração
Comissão de Minas e Energia

A Comissão de Minas e Energia, presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), se reuniu na tarde desta terça-feira, 13, para deliberação do projeto de lei nº 17423/24, que prevê estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à implementação de tecnologias sustentáveis na atividade de mineração, visando à redução dos impactos ambientais e a promoção de práticas de ESG (ambiental, social e governança).

De autoria do presidente do colegiado, a matéria foi relatada pela deputada Dra. Zeli (UB) e recebeu parecer favorável pela aprovação. A proposta estipula como tecnologias sustentáveis aquelas que promovem a eficiência no uso de recursos naturais, minimizam a geração de resíduos e possibilitam a recuperação ambiental de áreas degradadas. Além disso, considera-se mineração responsável a prática mineradora que adota princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

São objetivos da política: incentivar a pesquisa e a inovação tecnológica para a redução do consumo de recursos naturais e a minimização de resíduos, promover a recuperação ambiental de áreas degradadas pela atividade mineradora, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e conservar recursos hídricos e energéticos e estimular boas práticas de gestão ambiental e responsabilidade social nas empresas mineradoras.

O relatório foi aprovado por unanimidade dos presentes e como o encontro previa somente a votação deste projeto, a reunião foi encerrada em seguida.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.