Assembleia Legislativa comemorou os 60 anos do Lions Clube Goiânia, em sessão solene proposta pelo deputado Mauro Rubem

Na manhã de sábado, 17, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reconheceu a importância do trabalho do Lions Clube Goiânia, entidade referência em voluntariado e ações sociais no estado. A sessão solene teve lugar no Plenário Iris Rezende, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), em comemoração aos 60 anos da entidade. O parlamentar entregou o Certificado do Mérito Legislativo à instituição, em reconhecimento às suas contribuições humanitárias e ao impacto positivo na vida de milhares de goianienses.
Além de Rubem no comando dos trabalhos, compuseram a mesa diretiva da solenidade as seguintes autoridades: a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia (Avante); o vereador Anselmo Pereira (MDB), por Goiânia; o presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiânia e ex-diretor internacional do Lions, publicitário Zander Campos; o presidente do Lions Clube Goiânia Sul, Dalton Oliveira; a governadora do Distrito Goiás e Tocantins, Márcia Alves; o ex-governador distrital Paulo Renato Manso; a ex-presidente do Conselho de Governadores Zilmene Carneiro; a presidente da Academia Goianiense de Letras, Marislei Brasileiro; o ex-governador distrital Shigueo Kumagai; e a ex-governadora distrital Nasra Hanna.
Durante o discurso, Mauro Rubem destacou a importância histórica do Lions Clube Goiânia, alinhando os princípios da entidade com sua própria trajetória política. “Eles trabalham no combate à fome, à insegurança alimentar e também investem na juventude, orientando e oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de talentos. Por esse trabalho, foram considerados pela ONU [Organização das Nações Unidas] como a melhor ONG [organização não governamental] do mundo. Essas ações estão em perfeita harmonia com minha luta por justiça social e defesa dos direitos humanos. Justiça social se faz com ações concretas”, declarou.
Causas sociais
O vereador Anselmo Pereira (MDB), que representou o Legislativo da capital, também falou ao público e se emocionou ao destacar o papel do Lions nas causas sociais: “Nós somos defensores dos que se sentem humilhados ou injustiçados. O Lions cuida de gente, e isso nos move. Seja atrevido, busque, deixe sua marca onde houver necessidade. Não falemos das nossas ideologias ou pretensões, falemos das nossas obras”.
A vice-prefeita Coronel Cláudia compartilhou sua história pessoal com a entidade: “Fui aluna da Faculdade Lions e aprendi muito além do direito. Aprendi a cuidar das pessoas, a promover qualidade de vida e a reconstruir a sociedade. Esta homenagem é mais que justa. Vida longa ao Lions!”, exclamou.
Referência nacional na área de transplantes oftalmológicos, Zander Campos também falou sobre sua trajetória e a contribuição do Lions: “O Banco de Olhos de Goiânia realiza 31% das cirurgias oftalmológicas do Brasil. Isso é fruto do trabalho incansável dos clubes da nossa região. O Lions não tem ideologia, tem missão: servir e transformar vidas.”
História e legado
Fundado há seis décadas, o Lions Clube Goiânia integra uma rede internacional de clubes de serviço que atua em defesa de causas humanitárias e na promoção da paz. Um dos grandes legados da instituição é a Fundação Banco de Olhos de Goiás, criada pelos clubes Lions da Grande Goiânia. A fundação foi instituída em 1984 e inaugurada em 1996, tornando-se referência nacional em transplantes de córnea e cirurgias oftalmológicas.
A solenidade na Alego foi um tributo à trajetória de voluntariado, solidariedade e impacto social que o Lions constrói diariamente. E como lembrado por seus representantes, a missão continua: "servir, onde e como for preciso."