Dia da Mulher Motociclista é celebrado no Legislativo com exposição e sessão solene proposta por Bruno Peixoto e Coronel Adailton

Semana no Parlamento estadual foi encerrada com uma sessão solene extraordinária em homenagem a uma categoria pouco conhecida: as mulheres motociclistas, sejam donas de motocicletas, garupas ou pertencentes ao movimento motociclístico. No evento, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) comemorou o Dia Estadual da Mulher Motociclista, instituído por lei de autoria dos deputados Bruno Peixoto (UB) e Coronel Adailton (Solidariedade), os propositores da homenagem.
Antes da sessão solene, motociclistas de vários motoclubes e motogrupos se reuniram no hall de entrada do Palácio Maguito Vilela para prestigiar a exposição de motos Harley-Davidson e Bayerische Motoren Werke (BMW), sediada na Casa, desde o último dia 13.
Já no Plenário Iris Rezende Machado, a sessão foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto, que contou com a presença, na mesa diretiva, dos colegas Coronel Adailton e Dra.Zeli (UB); da vereadora Capitã Elizete (PRD), por Anápolis; da chefe de gabinete da Diretoria-Geral do Tribunal de Justiça de Goiás, Maria Virgínia Chein; da secretária do Latin American Motorcycle Association Dama de Lama e servidora da Alego, Neolete Pires de Freitas (Neo); da diretora-executiva do Harley Owners Group, Amanda Gonçalves Souza; do diretor-executivo da Alego e presidente do Motoclube Batedores, Rubens Kirstein Jr.; da presidente do grupo Rolê dos Amigos, Andreia Maria Rodrigues, representando o secretário de Estado da Retomada, César Moura; e da presidente da ONG Ladies do Bem, Ana Clay.
Oração
Para iniciar a sessão a lady Helenita Evangelista foi convidada a proferir a Oração do Motociclista. Em seguida, a deputada Dra. Zeli fez uso da palavra e revelou que também é uma apaixonada por motocicletas e teve algumas experiências de viagens de moto com seu esposo, hoje falecido. Ela contou, emocionada, que entre essas viagens, os dois fizeram um passeio pela Europa, cada um pilotando uma motocicleta.
A deputada também ressaltou o trabalho social realizado pelas mulheres motociclistas, em especial as pertencentes ao grupo Ladies do Bem, do qual ela confessou ser uma admiradora. “Vocês são exemplos de força, união e sensibilidade.”
A parlamentar também parabenizou a servidora Neo, cuja paixão pelo motociclismo foi ponto de partida para que essa justa homenagem se concretizasse: “Neo, que orgulho de sua inspiração ganhar voz e reverberar por todo o estado de Goiás. Gratidão por sua presença e por sua iniciativa tão especial.”
Bruno Peixoto também contou suas aventuras como motociclista. Ele revelou que teve várias motocicletas, sendo a primeira delas uma Agrale, depois passando por vários modelos e marcas, até ter uma motocicleta potente, na qual quase sofreu um grave acidente. Foi nesse momento que ele decidiu abandonar a vida de motociclista. “A partir desse dia, eu percebi que eu tinha perdido o medo de andar de moto. Eu reduzi muito e, hoje, eu ando só de vez em quando na moto de algum amigo. Mas eu fico tão feliz quando eu vejo uma moto. Hoje eu fiquei ali olhando uma; na emoção, quase que eu comprei.”
O presidente pontuou que o certificado que a Casa oferecia a cada uma delas, nessa homenagem, guarda um simbolismo. “É a história de cada uma de vocês que está que por trás desse papel. A história de dedicação, de amor, de construção, de união. É a história do caráter. É a participação, é a cultura, é o desenvolvimento, é a geração de emprego e renda. É o turismo que vocês movimentam.”
Em seguida, Neolete Freitas falou da felicidade em ver o evento sendo realizado em um lugar de tamanha e justificada formalidade. Ela lembrou que, no ano passado, foi realizada a primeira sessão em homenagem aos motociclistas, porém, ela era uma das poucas mulheres, entre muitos homens.
Desafio
Logo após, a servidora da Alego lembrou que houve outros eventos de iniciativa da Casa com motociclistas, mas sempre com a atenção voltada para o público masculino. Foi então que ela, em um desses eventos, ao fazer uso da palavra, lançou o desafio de também prestigiar as mulheres motociclistas. E a ideia foi encampada pelos parlamentares propositores da homenagem.
Neolete Freitas afirmou que a realização dessa sessão foi a oportunidade das motociclistas mostrarem a força que elas têm. “Nós temos determinação, garra e quando queremos algo, nós conseguimos”, concluiu.
Na sequência, a motociclista Betânia Maranhão recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou, representando todas as homenageadas. Ela sublinhou que o movimento motociclista no Brasil, por muito tempo, visto como um espaço masculino, vem passando por uma transformação silenciosa e poderosa, que é a crescente presença e o protagonismo das mulheres. E ressaltou que a data instituída pelo Legislativo será uma referência para essas mudanças: “Esse dia nos trará visibilidade junto ao motociclismo, em nossas diversas formas, sejamos nós, pilotas, garupas, mecânicas, instrutoras ou empreendedoras do setor. Essa data servirá como um marco que incentivará a compartilhar nossas experiências, fortalecendo a nossa comunidade”.
Ao final do discurso, a motociclista pediu que os presentes cantassem “Parabéns pra Você” para Bruno Peixoto, já que também era dia do seu aniversário. Em seguida, a diretora- executiva do Harley Owners Group, Amanda Gonçalves Souza, entregou um presente, em nome de todas as homenageadas, ao presidente da Alego.
Encerrando os discursos da noite, o deputado Coronel Adailton destacou que se sentia honrado em participar da homenagem às mulheres motociclistas, que, de acordo com ele, “são figuras que representam coragem, liberdade e protagonismo nas estradas e na vida”.
O parlamentar afirmou que a instituição oficial da data em homenagem às mulheres motociclistas, a ser comemorado sempre no primeiro sábado do mês de maio, marca um momento especial para a representação feminina desse segmento: “O motociclismo feminino não é apenas um movimento de afirmação, ele é também uma engrenagem de crescimento econômico. Cada encontro, cada viagem em grupo ou individualmente, cada evento regional realizado, impulsiona, fomenta, desenvolve o turismo local, movimenta hotéis, postos, restaurantes, pequenas empresas. Mulheres motociclistas estão ajudando a revelar Goiás ao Brasil e ao mundo.”