Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Unale conclama parlamentares a se unirem em defesa do Legislativo

19 de Maio de 2025 às 15:23

Durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, realizada, neste momento, no Plenário Iris Rezende, a presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), elogiou a firmeza do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e do Colegiado de Presidentes da Unale, deputado Bruno Peixoto (UB), em seu posicionamento contra o enfraquecimento dos legislativos estaduais.

Tia Ju destacou a importância histórica e geográfica de Goiás e ressaltou que a homenagem concedida aos membros da Unale celebra legados em defesa da democracia. Ao discursar, ela alertou para o que considera um cenário desafiador da política brasileira: "Vivemos um momento delicado, em que os parlamentos enfrentam questionamentos e tentativas de relativização de seu papel, e instituições paralelas tentam se apropriar da representatividade do Poder Legislativo". 

Em um apelo à união, a presidente da Unale relembrou a trajetória de 29 anos da entidade, enfatizando que as ameaças sempre se originaram de agentes externos, e não de seus próprios membros. Ela ainda conclamou os parlamentares a reagirem como um corpo único em defesa de sua história e autonomia. Tia Ju sublinhou as conquistas da Unale em âmbito nacional e internacional, fruto do esforço coletivo dos legislativos estaduais, e fez um chamado à reflexão sobre a necessidade de resistir a interferências que buscam desconstruir o projeto da entidade.

Ao concluir, a deputada fluminense reforçou que a Unale pertence aos parlamentares dedicados à causa pública e à luta pela democracia, citando, como exemplo, o político goiano Pedro Ludovico Teixeira.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.