Plenário Iris Rezende

Discursos sobre temas variados marcaram a sessão plenária desta terça-feira, 27. Da tribuna, os deputados falaram sobre melhorias na infraestrutura do estado, ações de inclusão e desavenças envolvendo os pares.
A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta terça-feira, 27, foi marcada por discursos parlamentares que abordaram melhorias em infraestrutura no estado, investimentos no turismo na região do Entorno do Distrito Federal (DF) e comentários sobre desentendimentos recentes entre parlamentares. Além disso, a plenária também contou com o recebimento de novos processos legislativos da Governadoria e da própria Casa.
Primeira a discursar durante o Pequeno Expediente, Bia de Lima (PT) aproveitou a oportunidade para agradecer pelas diversas manifestações de apoio que recebeu ao longo dos últimos dias, após suas desavenças com Amauri Ribeiro (UB). A deputada expressou gratidão especial à Presidência da Casa pela presteza no acionamento da Comissão de Ética, que vai avaliar a representação formal apresentada por ela. “Achar que vou me calar com violência e agressão não funcionará. Em nome de todas as mulheres, sem distinção, estarei aqui. Não aceitarei mais a violência política de gênero”, arrematou.
O líder do Governo na Casa, Talles Barreto (UB), pediu isonomia no tratamento do caso envolvendo os deputados Amauri Ribeiro e Bia de Lima. O parlamentar destacou a necessidade de equilíbrio nas análises e condutas em episódios que envolvam divergências entre membros da Casa.
Segundo o líder, Ribeiro apenas citou trechos da obra "O Avesso da Pele”, durante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação na qual questionou os educadores indicados ao Conselho Estadual de Educação. “O deputado leu exatamente o que está escrito na obra, que, inclusive, é indicada pelo MEC. Defendo que ele tenha o mesmo direito de manifestação que a deputada Bia. Tenho respeito por ambos e acredito que o diálogo deve prevalecer”, frisou.
Logo em seguida, Paulo Cezar Martins (PL) questionou o posicionamento político do governador Ronaldo Caiado (UB). Ao comentar temas de relevância nacional, especialmente no que se refere ao cenário pós-governo Bolsonaro, o deputado reforçou sua insatisfação e classificou falas e atitudes de Caiado como inconsistentes. “Esse governo não tem nenhuma sensibilidade com o povo de Goiás. Apunhalou Bolsonaro pelas costas e agora vem falar em anistia”, frisou Martins, reforçando sua insatisfação também com a condução administrativa de Caiado.
Por sua vez, Lincoln Tejota (UB) relatou sua satisfação em ver as realizações do Parlamento para a sociedade goiana, especialmente no que diz respeito à infraestrutura. Segundo ele, o direcionamento de recursos, a definição de orçamentos, entre outros, são ações que integram os avanços para o estado de Goiás.
A realização da 10ª Olimpíada Especial das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), ocorrida entre 20 e 23 de maio nas dependências da Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica), foi o foco do pronunciamento de Issy Quinan (MDB). Ele afirmou que, juntamente com o deputado Bruno Peixoto (UB), destinou recursos para a realização do evento, que reuniu mais de 500 participantes. “Além de promover o esporte, o evento também propiciou a demonstração de uma inclusão relacionada às atividades esportivas e, obviamente, ao fortalecimento da nossa luta por maior acolhimento aos cidadãos que são portadores de alguma necessidade especial, intelectual ou múltipla”, elogiou.
O deputado Veter Martins (UB) subiu à tribuna para contar de sua participação, na manhã de hoje, em evento para celebrar os 31 anos da Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia. Elogiou a corporação e lembrou que foi instalada em 1994 pelo ex-prefeito Norberto Teixeira, com o qual trabalhou junto, e que se trata de uma “instituição guerreira e trabalhadora”.
Último a fazer uso da palavra, Ricardo Quirino (Republicanos) exaltou os avanços no segmento de turismo na região de Luziânia, no Entorno do DF. O legislador citou a construção de um resort como exemplo dos investimentos que têm sido realizados. Além disso, convidou a todos para o início da Campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 30, no Terminal do Cruzeiro.
Novas matérias
Na fase de apresentação de matérias, alguns deputados devolveram projetos de lei deliberados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e por comissões de mérito. Novas proposituras e requerimentos parlamentares chegaram à Mesa Diretora. Veja a lista completa aqui.
Durante o Expediente, foram lidos dois projetos e cinco vetos assinados pelo governador Ronaldo Caiado. Entre as propostas, está a que busca autorizar o Poder Executivo a contratar operação de crédito no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a garantia da União (nº 12753/25).
A votação da Ordem do Dia prevista para a sessão desta terça foi transferida para a plenária desta quarta-feira, 28. O encontro está marcado para as 15 horas, no Plenário Iris Rezende.