Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais pleiteia instituir fisioterapia obstétrica na rede estadual de saúde

30 de Julho de 2025 às 07:37
Crédito: Sergio Rocha
Dr. George Morais pleiteia instituir fisioterapia obstétrica na rede estadual de saúde
Deputado Dr. George

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisará o projeto de lei nº 13006/25, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), cujo objetivo é instituir a Política Estadual de Fisioterapia Obstétrica na rede pública estadual de saúde. O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído para a relatoria do deputado Veter Martins (UB).

A proposta pretende contribuir para a promoção da saúde e bem-estar físico e emocional das mulheres no ciclo gravídico-puerperal e reduzir as complicações associadas à gestação, ao parto e ao pós-parto. Desse modo, a política estadual visa garantir o direito das mulheres ao acompanhamento fisioterapêutico especializado durante a gravidez, com atendimento obstétrico humanizado, equidade e universalização do acesso aos serviços e, além de  incentivo à prática de atividades corporais com prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas.

Na justificava da matéria, o legislador destacou que a inserção do fisioterapeuta nas equipes multiprofissionais nas maternidades e demais unidades de saúde tem demonstrado impacto positivo na humanização do atendimento. Ainda em tempo, Morais ressaltou que a prática tem comprovações científicas. “Estudos indicam que a intervenção fisioterapêutica durante o trabalho de parto auxilia na diminuição da dor, da ansiedade e favorece o relaxamento, proporcionando uma experiência de parto mais positiva e humanizada”, afirmou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.