Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa de educação em primeiros socorros para estudantes tem assinatura de Cristiano Galindo

30 de Julho de 2025 às 12:00
Crédito: Hellenn Reis
Programa de educação em primeiros socorros para estudantes tem assinatura de Cristiano Galindo
Deputado Cristiano Galindo

O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 13163/25, com o objetivo de instituir o Programa Estadual de Educação em Primeiros Socorros – Vida nas Mãos.

De acordo com a matéria, o intuito é promover, de forma complementar, o ensino de noções básicas de atendimento emergencial para estudantes a partir dos 10 anos de idade, incluindo conteúdos teórico-práticos voltados para reconhecimento de situações de urgência e emergência; acionamento correto dos serviços públicos de socorro (Samu – 192 e Corpo de Bombeiros – 193); noções de Suporte Básico de Vida (SBV); e práticas simuladas de atendimento, respeitando a faixa etária dos estudantes.

A medida prevê, ainda, que o Poder Executivo poderá firmar parcerias técnicas e institucionais para implementação do programa, com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sesi, Senac e demais entidades da sociedade civil, além de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com curso de saúde reconhecido.

Galindo explica que o Programa Vida nas Mãos surge como um instrumento de execução e não de inovação normativa, estruturando ações educativas com base em parcerias técnicas, selos de reconhecimento e conteúdo adaptado por faixa etária.

“Sua implantação poderá ocorrer de forma progressiva, sem impacto orçamentário direto e com base em redes já existentes. A proposta respeita os limites constitucionais e legais, não cria cargos ou funções, não gera despesa obrigatória e não impõe atribuições indevidas aos entes federativos”, escreve o deputado.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da (CCJ), que aguarda parecer por parte da deputada Rosângela Rezende (Agir), para inclusão na pauta de votações.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.