Carreiros da Festa do Divino Pai Eterno recebem homenagem da Assembleia Legislativa, por proposta de Cristiano Galindo

Em sessão solene itinerante na noite dessa quarta-feira, 2, o Parlamento goiano reconheceu, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo, os representantes de uma das maiores manifestações religiosas e culturais do estado. Proposta pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), cerca de 80 carreiros, participantes da Festa do Divino Pai Eterno, receberam a condecoração concedida pela Casa.
A homenagem foi um tributo a homens e mulheres que mantêm viva a tradição da ida à festa do Divino Pai Eterno em carros de bois. Eram nesses veículos que os participantes chegavam à romaria, nos primeiros anos da festa, ainda no século XIX. Com o passar dos anos, os veículos se modernizaram, mas alguns romeiros continuaram mantendo a tradição dos carros de boi, tanto que, atualmente, um desfile de carreiros integra a programação oficial da Romaria do Divino Pai Eterno.
O desfile acontece sempre na última quinta-feira da festa e reúne carreiros, cavaleiros e muladeiros, que saem de diversas partes do estado e se concentram para a celebração. As comitivas saem da Praça da Matriz, onde recebem uma benção, e seguem até o Carreiródromo. A expectativa é de que cerca de 500 carros de boi participem do desfile deste ano.
A sessão solene, que aconteceu na Câmara Municipal de Trindade, cidade sede da romaria, foi presidida por Cristiano Galindo, que teve ao seu lado na mesa diretiva, a prefeita de Campo Limpo de Goiás, Graciele Marta do Nascimento (UB), e os vereadores por Trindade Dr. Carlinhos (Novo), Hélio Braz (MDB), Wanderson Tatu (UB) e Vagner Fortunato (PP).
Agradecimento
Cristiano Galindo destacou que a homenagem foi uma forma de agradecer aos romeiros que tanto contribuíram com a formação do município de Trindade. Ele lembrou que a romaria tem 80 anos a mais que a cidade, que deve muito de seu desenvolvimento aos carreiros. “Isso aqui é um gesto de gratidão a todos que sempre desfilam, sempre estão aqui na cidade, com muita fé, devoção. Saem de seus municípios, de todo o estado, até de outros estados, vindo para esse momento tão especial. Então quero aqui, realmente, agradecê-los."
O deputado informou aos carreiros que apresentou um projeto de lei, já aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que torna o desfile dos carreiros patrimônio histórico e cultural do estado. “É o maior desfile de carros de bois do mundo e acontece na nossa cidade, com cerca de mil carreiros; alguns não participam do desfile, mas vêm das suas cidades nos carros de boi participar da romaria.”
Quinze caravanas de carros de boi saíram da cidade de Campo Limpo de Goiás, para participar da romaria neste ano. Para a prefeita do município, foi uma satisfação poder testemunhar a homenagem feita aos carreiros. “Na verdade, são 180 anos que eles estão em tradição. E hoje serem homenageados pelo deputado Cristiano Galindo é um momento glorioso para eles e de reconhecimento por essa devoção que eles têm ao Divino Pai Eterno.”
Dias na estrada
A presidente da Associação dos Carreiros de Anicuns e Região (Acarrear), Aparecida Eterna, foi a primeira a receber o Certificado do Mérito Legislativo, representando todos os homenageados. Ela, que participa das comitivas de carreiros desde criança, contou um pouco da experiência que é passar vários dias na estrada até chegar ao destino. “É uma emoção. Cada dia é uma coisa diferente. Tem dia que chove, tem dias frios, dia que tem geada. Tem carro caindo, carro quebrando. Mas é tudo alegria. É uma emoção atrás da outra. São muitas bênçãos recebidas. E não é só a romaria em si, é o contato com a natureza, o contato com os familiares dos carreiros. É muito gratificante.”
Eterna agradeceu ao parlamentar pelo reconhecimento aos carreiros, o que, segundo ela, demorou a acontecer. “Cristiano Galindo foi o único deputado, o único político que lembrou do carreiro. Nós chegamos aqui, passeamos, passamos dias em Trindade e voltamos sem ninguém perceber o carreiro. E o Cristiano, ele lembrou da gente. Então eu agradeço muito pela lembrança dele.”