Clécio Alves relata participação no Seminário Internacional Sustentabilidade na Gestão de Resíduos
O deputado Clécio Alves (Republicanos) pediu a palavra na manhã desta quinta-feira, 3, para apresentar os resultados de sua participação no Seminário Internacional Sustentabilidade na Gestão de Resíduos, realizado no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
"Aprendi muito sobre os aspectos técnicos, jurídicos, econômicos e ambientais do gerenciamento dos resíduos urbanos", disse o político, que conduz a Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões de Goiás, no Legislativo.
Clécio emendou: "Mais de uma década depois da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda convivemos com a realidade inaceitável dos lixões em diversos municípios goianos. São espaços de degradação ambiental, violação de direitos humanos e desprezo à dignidade e saúde pública".
Segundo Alves, a frente parlamentar nasceu para unir forças, construir caminhos e cobrar providências. "Não estamos aqui para apontar culpados, mas para propor soluções concretas, regionais, sustentáveis e justas. Soluções que passem pela implantação de aterros regularizados, parcerias e acima de tudo pela valorização do trabalho dos catadores de recicláveis, verdadeiros protagonistas da sustentabilidade", afirmou.
O parlamentar cobrou um passo "firme e corajoso" da Assembleia Legislativa no sentido de transformar o cenário de resíduos. "Convido todos os prefeitos, gestores, técnicos, instituições e organizações sociais a caminharem conosco pela erradicação definitiva dos lixões. O futuro começa agora e ele começa a ser construído com planejamento, coragem e responsabilidade", arrematou.
"Nossa viagem foi custeada com recursos próprios, tudo foi pago com o meu salário. A experiência foi muito produtiva e colocaremos em prática tudo o que aprendemos nesse importante congresso", finalizou Clécio.