Alego leva Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa ao evento "Mais Justiça" em Cidade Ocidental

No último sábado, 2, a Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto, em Cidade Ocidental, Entorno do Distrito Federal, foi palco da 4ª edição do projeto "Mais Justiça – O Judiciário Perto de Você", promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ). A ação social ofereceu uma série de serviços gratuitos à população, reunindo diversos órgãos públicos e parceiros em um esforço conjunto de promoção da cidadania e da justiça social.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos) participou do evento como ouvidor da Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa, vinculada à Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, da qual é presidente.
Durante o evento, o parlamentar acompanhou atendimentos e conversou com participantes da ação. Entre os relatos, o de Dona Sílvia Regina chamou atenção. “Fui bem atendida. Como acompanhante de idosos na área hospitalar, vejo muito descaso das famílias. Procuro um local digno para eles ficarem após a alta, e fui orientada a buscar resposta no órgão específico”, afirmou.
Quirino destacou a importância da iniciativa:
“A presença da Ouvidoria da Pessoa Idosa é uma forma concreta de garantir que a pessoa idosa seja ouvida, acolhida e orientada com dignidade. Levar a justiça para perto das pessoas é também levar cidadania e inclusão”, afirmou o deputado.
A programação ofereceu diversos serviços gratuitos como emissão de identidade, CPF, certidões; consultorias jurídicas da OAB e Defensoria Pública; atendimento médico e odontológico; vacinação e orientações de saúde; encaminhamentos para benefícios do INSS e CadÚnico; corte de cabelo, assistência social e atendimentos do CRAS; mediação e conciliação de conflitos (CEJUSC); atendimentos à mulher vítima de violência, além de ações do Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral.
O evento também contou com a presença de autoridades locais e do Judiciário, como o vice-prefeito Rony Gás, a juíza e diretora do Foro da Comarca de Cidade Ocidental Dra. Ítala Colnaghi, e a subsecretária de Assistência Social, Neire Miranda.
Com o “Mais Justiça”, o TJGO reforça seu compromisso com o acesso à justiça e à cidadania, especialmente para as populações mais vulneráveis. Já a atuação da Assembleia Legislativa, por meio da Ouvidoria da Pessoa Idosa, fortalece a proteção dos direitos da população idosa e amplia os canais de escuta ativa, acolhimento e apoio.