Proposta de prêmio a jovens escritores avança em Plenário
De autoria de Antônio Gomide (PT), a matéria nº 2897/24, que institui o Prêmio Jovens Escritores em Goiás, venceu a primeira fase de votação na sessão plenária desta quinta-feira, 7.
Na justificativa da matéria, Gomide afirma que a literatura é uma forma de expressões artística e cultural que pode contribuir para os desenvolvimentos pessoal e social dos jovens. “Nesse sentido", escreve, "o projeto tem por objetivo incentivar os alunos a se interessarem pela literatura e desenvolverem suas habilidades de escrita e leitura e a compartilhar suas experiências com a sociedade.”
O projeto contém diretrizes do prêmio, como a de que o tema do trabalho a ser premiado, bem como a forma e os critérios de escolha dos alunos vencedores e também da entrega do prêmio serão estabelecidos anualmente pelo órgão competente. Após a seleção dos temas, é previsto que os alunos terão 60 dias para elaborar suas dissertações, sem prejudicar o calendário letivo.
Também é disposto que, após a entrega das dissertações pelos alunos, as instituições de ensino terão 30 dias para apresentar à Diretoria de Ensino os três melhores trabalhos de cada categoria, podendo divulgá-los internamente.
O projeto necessita agora de uma segunda validação para seguir para sanção ou veto do Executivo.