Ícone alego digital Ícone alego digital

Cristóvão Tormin pleiteia atendimento multidisciplinar a pessoas com autismo e déficit de atenção

07 de Agosto de 2025 às 17:00

Por iniciativa do deputado Cristóvão Tormin (PRD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) avaliará o projeto de lei que pretende instituir, no Estado de Goiás, o Dia da Ação Azul, com o objetivo de viabilizar o atendimento multidisciplinar às pessoas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA). A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para ser distribuída à relatoria de algum deputado membro do colegiado. A proposta foi protocolada sob o nº 18852/25.

A iniciativa prevê o atendimento nas áreas de fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, neurologia, odontologia e atendimentos jurídicos. De acordo com o texto, os profissionais deverão participar de forma voluntária. Além disso, a ação deverá ocorrer em espaços acessíveis e confortáveis, com atividades inclusivas que favoreçam o desenvolvimento social.

Para justificar a propositura, o parlamentar destacou que a medida visa a contribuir para o diagnóstico precoce e também aumentar a conscientização pública sobre as condições neurodivergentes. “A realização do Dia da Ação Azul ocorrerá em municípios e entidades sem fins lucrativos, garantindo que as populações locais tenham acesso a diagnósticos mais rápidos e orientações especializadas, sendo um marco na promoção da inclusão social, no combate ao estigma e na sensibilização de toda a comunidade para as necessidades de apoio às pessoas com TEA e TDAH”, encerrou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.