Ícone alego digital Ícone alego digital

Aniversário de 167 anos da PM-GO é celebrado com sessão solene e entrega de honrarias no Parlamento goiano

08 de Agosto de 2025 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Aniversário de 167 anos da PM-GO é celebrado com sessão solene e entrega de honrarias no Parlamento goiano
Sessão solene extraordinária em homenagem ao 167º aniversário da Polícia Militar de Goiás

Homenagens e discursos emocionados marcaram a celebração dos 167 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás, na sessão solene realizada pelo Legislativo estadual na noite dessa quinta-feira, 7. Militares de várias patentes, lotados em batalhões e companhias espalhados por todo o estado, representaram os mais dev12 mil homens e mulheres que compõem a força de segurança em Goiás e, em nome deles, receberam o Diploma da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A solenidade em homenagem à PM foi proposta pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), militar veterano.

A solenidade, conforme tradição, reconhece o trabalho incansável dos homens e mulheres da PM-GO, os quais desde a sua fundação, em 28 de julho de 1858, pelo então presidente da província de Goyaz, Januário da Gama Cerqueira, desempenham papel essencial na garantia da segurança pública e na proteção da sociedade goiana. Também foi concedido Certificado do Mérito Legislativo a policiais que se destacaram em suas funções, reforçando o compromisso da Alego em valorizar os profissionais da segurança pública.

Ao justificar a propositura, Adailton citou o profissionalismo e a dedicação dos militares goianos que vem fazendo a polícia do estado se tornar referência nacional “O trabalho incansável, o cumprimento do nosso papel constitucional do patrulhamento ostensivo e preventivo e a preservação da ordem pública resultaram no sucesso das ações de segurança que culminaram na queda vertiginosa dos índices de criminalidade no Estado de Goiás”, ressaltou o deputado.

Compuseram a mesa diretiva, presidida pelo proponente da homenagem: o secretário-chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), coronel Luciano Souza Magalhães; a vereadora por Anápolis Capitã Elizete (PRD); a chefe do Serviço Odontológico da Polícia Militar de Goiás, coronel Nelia Maria Ferreira Santana; e o chefe das Assistências Bombeiro Militar, coronel Ami de Sousa Conceição, no ato representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.

Também tiveram assento à mesa o coronel veterano André Luiz Gomes Schroder; o secretário de Segurança Institucional da Alego, coronel Edson Ferreira Moura; o coronel veterano da Polícia Federal do Distrito Federal, Jânisson Elias Mariano da Silva; o secretário de Assistência Bombeiro Militar da Alego, tenente-coronel Neriton Pimenta; e o secretário da Polícia Legislativa da Alego, major veterano Werlan Vieira da Silva.

O Corpo Musical da Polícia Militar foi responsável pela parte festiva da solenidade, executando o Hino Nacional Brasileiro e outros números musicais. Após a abertura da sessão, coube ao coronel veterano André Luiz Gomes Schroder proferir oração de proteção aos trabalhos da noite.

167 anos de excelência

Em seu discurso para o plenário lotado, Coronel Adailton ressaltou que a Polícia Militar comemora 167 de excelência nos serviços prestados ao estado. “Nós, enquanto policiais militares,  mesmo exercendo um mandato eletivo, um cargo político, gozamos do respeito dessa Casa e da maioria dos deputados, exatamente por nossa origem, por sermos policiais militares.”

O parlamentar destacou o sentimento de honra e gratidão por apresentar a proposta de homenagem à instituição, que, segundo ele, “pulsa no coração de Goiás”. E reiterou que a PM goiana, hoje, é reconhecida em todo o país, pela eficiência operacional, pelos baixos índices de criminalidade e alto índice de confiança da população.

Adailton ainda afirmou que a homenagem também se justifica pelo maior patrimônio da polícia: os integrantes da tropa, que, diariamente arriscam suas vidas para proteger vidas alheias e promover a paz pública. “São profissionais de altíssima qualificação, que colocam a PM goiana na vanguarda, em táticas operacionais, em estratégias de policiamento inteligente e na adoção de tecnologias que reforçam o combate à criminalidade e a proteção à sociedade.”

Em seguida, o major PM Jader da Silva recebeu o Diploma da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e discursou em nome de todos os homenageados. O militar agradeceu ao parlamentar pelo reconhecimento, classificado por ele como justo e sensível. Silva também fez um agradecimento aos colegas homenageados que “honram a farda da Polícia Militar de Goiás”.

O major ressaltou que o reconhecimento recebido do Legislativo, que representa o povo, tem uma relevância ainda maior. E afirmou que a Medalha Pedro Ludovico Teixeira não é apenas uma comenda simbólica, pois representa o reconhecimento da sociedade, por meio do Poder Legislativo, ao trabalho incansável, à lealdade, à bravura e ao compromisso desses homens e mulheres, que, mesmo diante de tantos desafios, não medem esforços para defender a ordem e garantir a segurança da nossa população.

“Parabéns a todos os agraciados. Que essa honraria fortaleça ainda mais o espírito da missão e sirva de renovação do nosso compromisso com a ordem, a paz e a justiça”, finalizou o militar.

Discursando em nome das mulheres militares, a chefe do Serviço Odontológico da Polícia Militar de Goiás, coronel Nelia Maria Ferreira Santana, lembrou que, cada dia mais, as mulheres vêm mostrando o valor que têm dentro da corporação. “A honra de estar aqui hoje representando as mulheres é imensurável”, afirmou.

Em seguida, as honrarias foram distribuídas aos homenageados da noite. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.