Ícone alego digital Ícone alego digital

Cavalgada de Montividiu poderá ter reconhecimento oficial

11 de Agosto de 2025 às 09:15

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a proposição nº 19014/25, assinada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), para reconhecer a Cavalgada de Montividiu do Norte como patrimônio cultural, imaterial goiano. Caso aprovada a pauta, o evento, que reúne cavaleiros e amazonas de todo o estado, também será incluído no Calendário Cívico e Cultural de Goiás.

Na motivação do projeto de lei, Adailton aponta que o evento é um dos mais tradicionais do município nortense e preserva a cultura sertaneja e valoriza as raízes goianas. “Mais do que um encontro festivo, a cavalgada representa um momento de confraternização e respeito às tradições, com forte apelo turístico, cultural e econômico. A festividade movimenta a economia local, incentiva o turismo regional e fortalece o comércio, além de promover o intercâmbio cultural entre os participantes”, justifica o parlamentar.

Ele observa, ainda, que o evento fortalece os laços entre as gerações e inspira jovens a se conectarem com as tradições do campo, contribuindo para a continuidade e valorização desse patrimônio cultural.

O reconhecimento da Cavalgada de Montividiu do Norte como patrimônio cultural, imaterial goiano, defende ainda Adailton, é uma forma de garantir a preservação dessa manifestação popular, incentivando políticas públicas de apoio, fomento e valorização da cultura tradicional.

A matéria segue, agora, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relatoria parlamentar. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.