Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral fala dos desafios da advocacia em sessão de homenagem

11 de Agosto de 2025 às 12:07

O Parlamento goiano homenageou, na manhã desta segunda-feira,11, por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), os advogados no dia dedicado a eles, ressaltando a importância da profissão e os desafios que marcam o presente e o futuro da área jurídica. A sessão solene teve lugar no Plenário Iris Rezende, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).  

Cabral relembrou a memória de um advogado militante na área agrária, covardemente assassinado na porta do próprio escritório em outubro do ano passado, enquanto exercia sua profissão. “Às vezes, defender o direito custará a vida”, afirmou.

O parlamentar também abordou um dos temas mais debatidos no cenário jurídico contemporâneo: a influência da inteligência artificial no Direito. O legislador alertou que, embora a tecnologia traga agilidade aos processos, não pode substituir o olhar humano, a sensibilidade diante da dor e a empatia necessárias à advocacia. “Por mais sofisticadas que estejam as máquinas, elas jamais vão conseguir substituir a capacidade de compreender o contexto, a história e a dignidade de cada vida que está por trás de um processo. A justiça sem empatia é apenas um procedimento frio, e a advocacia sem humanidade deixa de ser missão para se tornar uma mera função.”

Karlos Cabral ressaltou que o exercício pleno da advocacia exige compromisso ético, espírito de serviço e presença humana. “Enquanto houver quem lute com coragem, empatia e compaixão, a advocacia seguirá sendo não apenas uma profissão, mas um chamado para servir à democracia, proteger a liberdade e preservar a dignidade humana”, afirmou.

O legislador contou que o advogado Carlos Roberto  Siqueira de Barros, a quem concedeu  o Título de Cidadania Goiana na sessão, é nascido no interior de Pernambuco, com especialização em Direito Constitucional e Eleitoral. “Carlos de Siqueira tem trajetória marcada pela defesa da democracia e dos direitos humanos."

Segundo Cabral, o novo cidadão goiano, desde a juventude, enfrentou com coragem os desafios da ditadura militar, liderando diretórios estudantis e resistindo à repressão com ideias, mobilização e compromisso com a liberdade. O deputado descreveu o homenageado como “um dos homens mais polidos, cultos, educados e inteligentes” que já conheceu, ressaltando sua elegância no trato e sua contribuição para a formação política no Brasil.

Encerrando sua fala, Karlos Cabral resgatou palavras do governador de Pernambuco por dois mandatos e ex- presidente do PSB, o falecido Eduardo Campos: “Nós não vamos desistir do Brasil. É aqui onde vamos criar os nossos filhos e onde temos que construir uma sociedade mais justa”.

O parlamentar reforçou que esta deve ser a missão de todos que atuam na vida pública e na advocacia: garantir direitos, promover justiça e fortalecer a democracia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.