Advogado afirma que o ofício preserva valores universais
O advogado Luan Olimpio Mesquita subiu à tribuna para realizar seu discurso durante a sessão solene extraordinária de entrega do Certificado do Mérito Legislativo à advocacia goiana. Ele falou dos principais desafios que a profissão enfrenta atualmente, destacando ser este um grande momento para reafirmar “a importância de uma profissão que é, ao mesmo tempo, ofício, missão e compromisso histórico: a advocacia".
Mesquita lembrou que o mundo está em transformação. "Um cenário global marcado por crises políticas, disputas econômicas, conflitos armados e ameaças à liberdade de expressão. E mais uma vez a figura do advogado se mostra indispensável não apenas nos tribunais, mas na preservação de valores universais.”
O advogado ressaltou que a democracia, quando fragilizada, começa sempre pelo silenciamento das vozes que questionam o poder e entre essas vozes estão, sempre, a dos advogados. Segundo ele, defender o direito de um cidadão é, muitas vezes, defender o próprio futuro de uma nação. “E o Brasil, e o Estado de Goiás, não estão isolados desse contexto”, pontuou.
Para Luan Mesquita, a advocacia é a guardiã da lei e parte indissociável da democracia, sendo fundamental na construção de uma sociedade livre, justa e soberana. Por fim, ele falou do orgulho e da responsabilidade em receber essa homenagem do deputado José Machado (PSDB).
A sessão está em curso no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.