Profissionais do Direito enfatizam a coragem como atributo da advocacia
O presidente do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL), advogado Danilo de Freitas, também discursou durante a sessão solene na manhã desta terça-feira, 12. A solenidade, proposta pelo deputado José Machado (PSDB), é em homenagem ao Dia do Advogado, celebrado nessa segunda-feira, 11.
“Tenho a honra de me pronunciar nesta data tão significativa, celebrando a nossa profissão. Recordo que a nossa profissão, sem desmerecer qualquer outra, é a única expressamente prevista na Constituição Federal. Nós, advogados, somos indispensáveis à administração da justiça. Ao longo dos meus 31 anos de advocacia, tenho dedicado meus esforços, lutando diariamente. Costumamos dizer, e isso não é mera retórica, que na advocacia, em cada dia, é preciso defender a justiça, amar a causa e, por vezes, enfrentar oponentes. Nossa profissão é desafiadora, mas também recompensadora e digna”, afirmou Freitas.
O gestor do IGDEL concluiu sua fala lembrando as palavras do tribuno baiano Rui Barbosa: "'A advocacia não é profissão de covardes'. Ao pronunciar estas palavras, e apesar dos meus 31 anos de atuação, lembro-me sempre que nós, advogados, somos a última barreira da democracia. Somos os representantes desta classe na sociedade, e é a nós, advogados e advogadas, que a sociedade recorre quando necessita fazer valer seus direitos”.
OAB
Falando em nome do presidente da Ordem dos Advogado do Brasil em Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, a advogada Mariana Dias subiu à tribuna para se pronunciar. Ela falou do quanto se sentia honrada por representar a OAB e a advocacia goiana para celebrar o Dia do Advogado.
Dias fez coro com o orador anterior ao reiterar que a advocacia é um compromisso diário em defesa da justiça e não é profissão para covardes. "Cada um carrega uma história de superação. Acolhemos, orientamos, esclarecemos e defendemos o cidadão, somos a voz de quem muitas vezes não é ouvido”, assegurou.
A profissional disse que os advogados construem juntos um estado mais humano e mais justo para todos. Em seguida, a advogada convocou seus pares para que façam dessa semana um período de reflexão para que cada um possa seguir buscando aprimorar a ética na profissão. Agradeço ao deputado José Machado pela homenagem", concluiu.
A sessão, proposta por José Machado, tem lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.