Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado José Machado rende homenagens a profissionais do Direito, em celebração ao Dia do Advogado

12 de Agosto de 2025 às 11:00
Crédito: Carlos Costa
Deputado José Machado rende homenagens a profissionais do Direito, em celebração ao Dia do Advogado
Sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo

Na manhã desta terça-feira, 12, o deputado José Machado (PSDB) realizou a sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo em celebração ao Dia do Advogado, data celebrada no dia de ontem, com o objetivo de condecorar aqueles que escolheram lutar pela justiça e pelos direitos das pessoas.

O deputado reforçou o que motivou homenagear os advogados: “Hoje, rendemos justa homenagem àqueles que escolheram viver a responsabilidade de defender direitos, sustentar garantias e fazer da palavra instrumento de justiça: os advogados. Em tempos de rápidas transformações sociais, de discursos ruidosos e muitas vezes superficiais, o exercício da advocacia se torna ainda mais indispensável”.

Machado pontuou que o advogado não fala por si. Fala por quem precisa ser ouvido. “Esse profissional representa o cidadão diante do Estado, o frágil diante do forte, o direito diante do arbítrio. Mais do que operadores do direito, vocês são guardiões da legalidade. São presença firme onde há conflitos, são equilíbrio quando há abusos e são resistência onde há opressão”, afirmou.

O parlamentar enfatizou que o advogado é, muitas vezes, o único elo entre o povo e esses caminhos. Ele disse que não há democracia sem contraditório, sem ampla defesa, sem liberdade de atuação profissional. E é por isso — afirmou o tucano — que, toda vez que um advogado é silenciado, a própria democracia sofre um golpe.

"Sabemos que a rotina da advocacia nem sempre é reconhecida. São horas infindas de leitura, escuta, diálogo, enfrentamento, paciência e coragem. Mas saibam que, mesmo nos bastidores, o trabalho de vocês transforma vidas. Cada causa vencida é mais do que uma decisão favorável; é a confirmação de que o Estado de Direito está vivo”, discorreu o deputado.

Ao concluir sua fala, José Machado destacou que hoje a Casa Legislativa reconheceu publicamente esse papel. “Reconhecemos o esforço silencioso, o compromisso diário, o ideal que move cada advogado e advogada neste estado e neste país.”

Profissionais do direito

Em seguida, o advogado Luan Olimpio Mesquita subiu à tribuna para realizar seu discurso. Ele falou dos principais desafios que a profissão enfrenta atualmente, destacando ser este um grande momento para reafirmar “a importância de uma profissão que é, ao mesmo tempo, ofício, missão e compromisso histórico: a advocacia". 

Mesquita lembrou que o mundo está em transformação. "Um cenário global marcado por crises políticas, disputas econômicas, conflitos armados e ameaças à liberdade de expressão. E, mais uma vez, a figura do advogado se mostra indispensável não apenas nos tribunais, mas na preservação de valores universais.” 

O advogado ressaltou que a democracia, quando fragilizada, começa sempre pelo silenciamento das vozes que questionam o poder e entre essas vozes estão, sempre, a dos advogados. Segundo ele, defender o direito de um cidadão é, muitas vezes, defender o próprio futuro de uma nação. “E o Brasil e o Estado de Goiás não estão isolados desse contexto”, pontuou.

Para Luan Mesquita, a advocacia é a guardiã da lei e parte indissociável da democracia, sendo fundamental na construção de uma sociedade livre, justa e soberana. Por fim, ele falou do orgulho e da responsabilidade em receber essa homenagem do deputado José Machado.

Na sequência, o presidente do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL), advogado Danilo de Freitas, recordou que a advocacia é a única profissão expressamente prevista na Constituição Federal, sendo indispensável à administração da justiça. 

“Ao longo dos meus 31 anos de advocacia, tenho dedicado meus esforços, lutando diariamente. Costumamos dizer, e isso não é mera retórica, que, na advocacia, em cada dia, é preciso defender a justiça, amar a causa e, por vezes, enfrentar oponentes. Nossa profissão é desafiadora, mas também recompensadora e digna”, afirmou Freitas.

O gestor do IGDEL concluiu sua fala lembrando as palavras do tribuno baiano Rui Barbosa: "A advocacia não é profissão de covardes". Ao pronunciar estas palavras e, apesar dos meus 31 anos de atuação, lembro-me sempre que nós, advogados, somos a última barreira da democracia. Somos os representantes desta classe na sociedade, e é a nós, advogados e advogadas, que a sociedade recorre quando necessita fazer valer seus direitos”.

OAB

Para falar em nome do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, a advogada Mariana Dias afirmou o quanto se sentia honrada por representar a OAB e a advocacia goiana para celebrar o Dia do Advogado.Ela fez coro com o orador anterior ao reiterar que a advocacia é um compromisso diário em defesa da justiça e não é profissão para covardes. "Cada um carrega uma história de superação. Acolhemos, orientamos, esclarecemos e defendemos o cidadão, somos a voz de quem muitas vezes não é ouvido.” 

A profissional disse que os advogados constroem juntos um estado mais humano e mais justo para todos. Em seguida, a advogada convocou seus pares para que façam dessa semana um período de reflexão para que cada um possa seguir buscando aprimorar a ética na profissão. Agradeço ao deputado José Machado pela homenagem", concluiu.

Ao falar em nome dos homenageados, o procurador municipal de Gouvelândia, Marcos André Rocha Andrade, agradeceu ao deputado José Machado pela homenagem. “Cumprimento a todos com satisfação. Agradeço, em especial, ao senhor deputado, pela homenagem que celebramos hoje, em um dia de grande importância para nossa classe. A advocacia, conforme já foi mencionado por aqueles que me antecederam, exige dedicação e resiliência. É uma profissão que demanda constante atuação e aprimoramento. Somos frequentemente desafiados, tanto nas vitórias quanto nas derrotas que enfrentamos.”

Andrade lembrou que atua na advocacia há mais de 13 anos e, nos últimos cinco, dedicou-se ao Direito Público, na área da Procuradoria Municipal. “Isso demonstra a amplitude de oportunidades que o Direito oferece a todos que buscam uma atuação significativa. Acredito que esta homenagem seja motivo de grande satisfação para todos os presentes, por reconhecer e valorizar o trabalho da advocacia." 

O procurador disse que, muitas vezes, os advogados defendem os direitos de toda a sociedade, tanto dos clientes que lhes remuneram quanto daqueles que não o fazem, cumprindo o papel de garantir o acesso à justiça. "Este reconhecimento nos impulsiona, nos motiva a retornar à nossa rotina com renovado ânimo, buscando aprimoramento e aprendizado contínuo, para exercer a advocacia de forma plena, ética, honesta e transparente”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.