Edemundo Dias sugere checagem de redes sociais para evitar desinformação
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia o Congresso Cuidar é Proteger, encontro que tem como tema o papel central do cuidado como base para a segurança, a cidadania e a proteção social. Edemundo Dias, que foi secretário de Segurança Pública e diretor-geral da Polícia Civil de Goiás, inaugurou a tarde de palestras.
“Sabemos que as questões relacionadas à internet são de alta complexidade, porque discutem um modelo liberal de livre mercado, das mais variadas plataformas digitais – as big techs, que fomentam algoritmos, tanto para a informação, quando para a desinformação. Além disso, temos as inteligências artificiais, que estão mudando o mundo”, iniciou na exposição com o tema Conexão Segura.
O orador afirmou, ainda, que é preciso punições rigorosas para crimes cibernéticos, para garantir mais tranquilidade ao país. “Além disso, temos as poderosas organizações que operam jogos eletrônicos e entretenimento, que causam dependência e endividamento. Essas empresas estão bilionárias”, criticou.
Edemundo Dias, para encerrar, comentou: “Com essa palestra, quero denunciar as fake news e alertar a sociedade civil organizada sobre o risco de manipulações politicas eleitorais, riscos à saúde e desinformação. Por isso, a flagrante necessidade de checagem obrigatória das plataformas”.
O palestrante é advogado, mestre em direito público por instituição da Espanha, especialista em políticas e segurança públicas. Foi também professor de pós-graduação, escritor, pastor evangélico e membro da Academia Goiana de Direito.