Militar da reserva relata sucesso de estratégia de policiamento comunitário
Marcelo Pontes, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, e o historiador Jefferson Fonseca, também catarinense, ministraram a terceira palestra do Congresso Cuidar é Proteger, realizado na tarde desta quinta-feira na Assembleia Legislativa. O tema abordado foi a estratégia de policiamento comunitário Vizinhança Solidária que, segundo os palestrantes, tem se mostrado bastante eficaz na prevenção da criminalidade em Santa Catarina.
Durante sua apresentação, Pontes ressaltou a importância da iniciativa, que promove a aproximação entre a polícia e a comunidade. A estratégia organiza os moradores de uma determinada área para trabalharem em conjunto com a polícia, compartilhando informações e promovendo a segurança coletiva. Segundo ele, o sucesso do programa contribuiu para que Santa Catarina fosse considerado o estado mais seguro do Brasil em 2025, de acordo com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).
O palestrante enfatizou que a segurança é a segunda necessidade mais importante do ser humano, logo após a necessidade vital de se manter vivo. Para ele, viver em um ambiente seguro proporciona tranquilidade, sanidade e bem-estar, enquanto a insegurança gera medo, ansiedade e baixa autoestima.
Pontes finalizou sua fala ressaltando a relevância da comunidade no combate à criminalidade. "O Vizinhança Solidária é uma forma de fazermos a diferença em nosso dia a dia, para que possamos viver melhor, viver felizes e com segurança", concluiu.