Deputado Léo Portilho quer criar programa de incentivo à inovação tecnológica do agro
O deputado Léo Portilho (Podemos) apresentou o projeto de lei de nº 19550/25 para instituir o Programa “AgroTech Goiás”. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição de relatoria.
O objetivo do programa é promover a digitalização e inovação tecnológica no agronegócio goiano para implementar diretrizes de crescimento para o setor. Estão previstas a implantação de hubs regionais de tecnologia agropecuária; a ampliação da conectividade rural, com prioridade para regiões de baixa cobertura; o estímulo à adoção de tecnologias de agricultura de precisão, automação e monitoramento remoto; e apoio a startups agropecuárias e parcerias público-privadas no setor.
Além disso, o programa pretende criar a chamada linha de crédito AgroTech, com juros reduzidos, destinada à aquisição de equipamentos e softwares de gestão e monitoramento, bem como oferecer capacitação gratuita a produtores rurais e trabalhadores do campo, para utilização de novas tecnologias.